Comissão da Câmara de Suzano pede informações sobre atividades esportivas no município em reunião com secretário

22 de setembro de 2021

Descrição da imagem #PraCegoVer: sentados ao redor de uma mesa estão, à direita da foto,  os vereadores Artur Takayama e professor Toninho Morgado. À esquerda, está o secretário Nardinho. Todos usam máscaras de proteção facial.

A Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Turismo da Câmara de Suzano, presidida pelo vereador Artur Takayama (PL), se reuniu na manhã de hoje (22) com o secretário de Esportes e Lazer, Arnaldo Marin Júnior, o Nardinho, para solicitar informações sobre as atividades esportivas realizadas pela pasta no município. Também participaram do encontro o vereador Antonio Rafael Morgado (PDT), o professor Toninho Morgado, membro da comissão; o coordenador das Comissões Permanentes da Casa de Leis, Juvenal Antonio da Silva; e um assessor do vereador Edirlei Junio Reis (PSDB), o professor Edirlei, que é relator da comissão.

Artur Takayama questionou o secretário sobre o início das atividades esportivas subsidiadas pela Prefeitura de Suzano, as condições estruturais dos equipamentos públicos esportivos para receber a população, os planos para incentivar as crianças suzanenses a praticarem atividades esportivas e os desafios e metas da Secretaria de Esportes e Lazer. Já o professor Toninho Morgado questionou sobre solicitações de moradores da Vila Fátima e do Jardim Ana Rosa para atividades esportivas, bem como os projetos de retomada dos esportes de base em Suzano.

Nardinho explicou que as 26 modalidades esportivas do município estão com as atividades presenciais paralisadas devido à pandemia do coronavírus e que as entidades que são subsidiadas pela Prefeitura recebem 70% da verba para realizarem vídeoaulas, de forma remota. Ele disse que segue as recomendações das Vigilâncias em Saúde do município e do governo estadual e que, como o público principal dos esportes de base é dos 7 aos 17 anos, grande parte ainda não foi vacinada ou, no caso dos adolescentes, ainda não tomou a segunda dose.

A exceção são os campeonatos de futebol com os times de veteranos, quarentões, cinquentões e sessentões. As competições já foram retomadas porque estas faixas etárias estão contempladas com as duas doses da vacina contra a Covid-19. “Todos têm que apresentar o comprovante de vacinação”, destacou.

O secretário informou que o Centro Esportivo de Palmeiras é uma das suas metas no Plano Plurianual (PPA), projetado para os próximos quatro anos. Também falou que pretende retomar e ampliar o projeto Jornada Estendida, em parceria com a Secretaria de Educação, levando atividades esportivas para estudantes de 20 escolas do município.

Nardinho se comprometeu a fazer prestações de contas periódicas à Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Turismo do Legislativo. Artur Takayama sugeriu que o relatório seja trimestral. “Além de fiscalizar, nosso trabalho como vereadores também é o de divulgar e acompanhar”, afirmou.