Comissão de Ética Parlamentar zela pelo bom funcionamento e pela imagem da Câmara
Entre as dez comissões permanentes da Câmara de Suzano está a de Ética Parlamentar. São integrantes desta comissão em 2017 os vereadores Carlos José da Silva (PSDB), o Carlão da Limpeza (presidente); Joaquim Antonio da Rosa Neto (PR), o Joaquim Rosa (relator); e José Carlos de Souza Nascimento (PTB), o Zé Pirueiro (membro).
Conforme previsto no regimento interno da Câmara de Suzano, é competência da Comissão de Ética Parlamentar zelar pelo funcionamento harmônico e pela imagem da Casa de Leis, seguindo as legislações específicas do tema.
Cabe aos vereadores que fazem parte desta comissão instruir processos contra vereadores e elaborar Projetos de Resolução que importem em sanções éticas, que devem ser submetidas ao Plenário da Câmara. Eles também são responsáveis por opinar sobre o cabimento das sanções éticas que devam ser impostas pela Mesa Diretiva do Legislativo suzanense.
Os membros da Comissão de Ética Parlamentar ainda devem emitir pareceres sobre a adequação das proposições que tenham por objeto matéria que norteiam a atividade parlamentar, ou em pedidos de informações de natureza parlamentar, além de responder às consultas da Mesa, das comissões e de vereadores sobre matérias correlatas.
Por fim, os vereadores que compõem esta comissão devem manter contato com os órgãos legislativos estaduais e federais, com o objetivo de trocar experiências sobre ética parlamentar, e assessorar interessados no estímulo à implantação e prática de preceitos de ética parlamentar.
Comissões
A Câmara de Suzano definiu no dia 2 de janeiro a composição das dez comissões permanentes, que têm como principal função analisar o conteúdo das proposituras antes de serem colocadas em votação. Todas contam com três vereadores. O mandato segue até 31 de dezembro deste ano.
Confira a composição das comissões abaixo:
Justiça e Redação
Presidente: Leandro Alves de Faria (PR), o Leandrinho
Relator: Denis Claudio da Silva (DEM), o Denis filho do Pedrinho do Mercado
Membro: Edirlei Júnio Reis (PSD), o professor Edirlei
Educação, Cultura, Esporte e Turismo
Presidente: Edirlei Júnio Reis (PSD), o professor Edirlei
Relator: Max Eleno Benedito (PRP), o Max do Futebol
Membro: Marcos Antonio dos Santos (PTB), o Maizena
Finanças e Orçamento
Presidente: Joaquim Antonio da Rosa Neto (PR), o Joaquim Rosa
Relator: Lisandro Luis Frederico (PSD), o Lisandro da ONG PAS
Membro: Rogério Gomes do Nascimento (PRP), o Rogério da Van
Administração Pública
Presidente: Leandro Alves de Faria (PR), o Leandrinho
Relator: Antonio Rafael Morgado (PDT), o professor Toninho Morgado
Membro: Marcos Antonio dos Santos (PTB), o Maizena Dunga Vans
Política Urbana e Meio Ambiente
Presidente: Lisandro Luis Frederico (PSD), o Lisandro da ONG PAS
Relator: Rogério Gomes do Nascimento (PRP), o Rogério da Van
Membro: Isaac Lino Monteiro (PSC), o Isaac
Ética Parlamentar
Presidente: Carlos José da Silva (PSDB), o Carlão da Limpeza
Relator: Joaquim Antonio da Rosa Neto (PR), o Joaquim Rosa
Membro: José Carlos de Souza Nascimento (PTB), o Zé Pirueiro
Política Social
Presidente: Lisandro Luis Frederico (PSD), o Lisandro da ONG PAS
Relator: Gerice Rego Lione (PR), a Gerice Lione
Membro: Max Eleno Benedito (PRP), o Max do Futebol
Segurança Pública
Presidente: Gerice Rego Lione (PR), a Gerice Lione
Relator: Carlos José da Silva (PSDB), o Carlão da Limpeza
Membro: Isaac Lino Monteiro (PSC), o Isaac
Economia
Presidente: Antonio Rafael Morgado (PDT), o Professor Toninho Morgado
Relator: José Silva de Oliveira (PMDB), o Zé Lagoa
Membro: Neusa dos Santos Oliveira (PSD), a Neusa do Fadul
Saúde
Presidente: Gerice Rego Lione (PR), a Gerice Lione
Relator: José Carlos de Souza Nascimento (PTB), o Zé Pirueiro
Membro: Carlos José da Silva (PSDB), o Carlão da Limpeza





