Dia do Médico Veterinário integra calendário oficial de eventos em Suzano

8 de setembro de 2016

vet_gato

No dia 9 de setembro comemora-se o Dia do Médico Veterinário. A data integra o Calendário Oficial de Datas e Eventos do município desde 2013 com aprovação da propositura pela Câmara.

A lei nº 4.722 tem o objetivo de estimular a reflexão a respeito da medicina veterinária. Na exposição de motivos que deu origem à legislação, é explicado que o médico veterinário trabalha com a prevenção e cura das doenças em animais e humanos. “É a área de atuação do profissional de saúde formado em faculdade de Medicina Veterinária para dar assistência clínica e cirúrgica a animais domésticos e silvestres, além de cuidar da saúde, da alimentação, da reprodução de rebanhos em propriedades rurais, como também fiscalizar os estabelecimentos que vendem ou reproduzem animais, além de fazer melhoramentos de qualidade dos rebanhos por meio da tecnologia de produção adequada”.

A justificativa feita no projeto de lei completa que a Medicina Veterinária é a ciência médica que se dedica à prevenção, controle, erradicação e tratamento das doenças traumatismos ou qualquer outro agravo à saúde dos animais, além do controle da sanidade dos produtos e subprodutos de origem animal para o consumo humano. “Busca também assegurar a qualidade, quantidade e a segurança dos estoques de alimentos de origem animal, através do controle da saúde dos animais, verificando o cumprimento das normas de higiene nas indústrias”.