Em decisão unânime, Câmara aprova regulamentação do GUARD em Suzano

30 de maio de 2018


Sessão Ordinária 30-5-18 003 - Ricardo Bittner

 

DescriçãodaImagem: #PraCegoVer: Vereadora Gerice Lione discursando, em pé, na Tribuna
Foto: Ricardo Bittner

Em decisão unânime, a Câmara aprovou na sessão ordinária de hoje (30) a regulamentação do Grupo Unido de Ação de Resistência às Drogas (Guard) em Suzano. A propositura é de autoria da parlamentar Gerice Lione (PR), a esposa do Prefeito da Academia.

De acordo com o projeto, o Guard tem por objetivo prevenir o uso de drogas e a violência entre as crianças do Ensino Fundamental, “elevando a autoestima e desenvolvendo a criatividade, além de técnicas de autocontrole e resistência às influências negativas”. A propositura prevê que o grupo seja composto preferencialmente por guardas civis municipais treinados e seja coordenado pela Secretaria Municipal de Segurança Cidadã.

Tribuna

O vereador Jaime Siunte (PTB) foi à Tribuna Livre falar sobre a necessidade da administração municipal de adquirir uma balança móvel para fiscalizar o peso dos caminhões que transitam pela cidade. O parlamentar Lisandro Frederico (PSD) reclamou que não foi convidado para participar de uma reunião realizada na manhã de hoje entre o prefeito e os demais vereadores.

Já a vereadora Gerice Lione defendeu a construção da alça de acesso ao Trecho Leste Rodoanel Mário Covas (SP-21) na avenida Major Pinheiro Fróes (SP-66) e não mais na Estrada dos Fernandes. Assim como fez na semana passada, o vereador André Marcos de Abreu (DEM), o Pacola, voltou a criticar esta decisão e disse que teria que ter sido realizada uma audiência pública sobre este assunto.

Servidores

O vereador Rogério Gomes do Nascimento (PRP), o Rogério da Van, protocolou uma moção de aplausos para todos os servidores do Legislativo. Ele agradeceu o empenho e dedicação dos funcionários. Aproveitando o assunto, o presidente da Casa de Leis, Leandro Alves de Faria (PR), o Leandrinho, parabenizou a Diretoria de Comunicação pela exposição “Câmara de Suzano: de 1949 aos dias de hoje”. Esta atividade contou com público de aproximadamente duas mil pessoas, entre estudantes das escolas municipais, estaduais e particulares da cidade. O presidente convidou o público presente para o próximo evento da Câmara, que será realizado no dia 14 do mês que vem e que tratará sobre “acessibilidade digital”.

Na tarde de hoje (30), a Câmara de Suzano recebeu duas audiências públicas. A primeira, relacionada à prestação de contas do 1º quadrimestre do ano da Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças, e a segunda, sobre o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). O titular da pasta, Itamar Corrêa Viana, apresentou os dados aos vereadores presentes.

O presidente da Casa de Leis Leandrinho comandou a audiência, que também contou com a presença dos vereadores Neusa dos Santos Oliveira (PSD), a Neusa do Fadul;  Pacola; Joaquim Antônio da Rosa Neto (PR), o Joaquim Rosa; e Rogério da Van.

Durante as audiências, os parlamentares sugeriram ao secretário uma maneira para que vereadores acompanhem melhor o andamento das emendas impositivas feitas por eles ao Orçamento do município.

De acordo com os dados apresentados, a receita total realizada até 30 de abril foi de R$ 262.627.145,71, o que corresponde a 33,28% do previsto. As transferências intergovernamentais atingiram no primeiro quadrimestre R$ 71,3 milhões, o que representa 36,15% do total previsto para 2018.