Em reunião na Câmara, vereadores questionam secretários de Educação e de Assistência Social sobre ações no período da pandemia

4 de maio de 2021


Descrição da Imagem:#PraCegoVer: Vereadores e  secretário de Educação, todos sentados, na Galeria da Câmara de Suzano.

Crédito da foto: Vivian Turcato/Câmara de Suzano

Em reunião realizada no Plenário da Câmara de Suzano na tarde de hoje (4), os vereadores questionaram os secretários de Educação, Leandro Bassini, e de Assistência e Desenvolvimento Social, Geraldo Garippo, sobre ações realizadas pelas pastas no período da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Os parlamentares cobraram mais transparência das atividades destas duas pastas. Entre os pedidos, os vereadores solicitaram a relação de beneficiados pelas entregas de cestas básicas e também a quantidade de alunos que estão conseguindo acompanhar as aulas virtuais. A preocupação da Câmara de Suzano é garantir que a população, em uma maior proporção, consiga os benefícios sociais do Executivo e amenizar os danos na Educação.

O encontro foi conduzido pelo presidente da Casa de Leis, Leandro Alves de Faria (PL), o Leandrinho, e contou com as presenças dos parlamentares Antonio Marcos de Abreu (PSC), o Pacola; Antonio Rafael Morgado (PDT), o professor Toninho Morgado; Artur Takayama (PL); Denis Claudio da Silva (DEM), o filho do Pedrinho do Mercado; Edirlei Junio Reis (PSDB), o professor Edirlei; Givaldo Freitas dos Santos (PL), o Baiano da Saúde; José Oliveira Lima (PDT), o Zé Oliveira; Lazario Nazaré Pedro (Republicanos), o Lázaro de Jesus; Márcio Alexandre de Souza (PL), o Márcio Malt; Marcos Antonio dos Santos (PTB), o Maizena; Max Eleno Benedito (PODE), o Max do Futebol; Nelson dos Santos (PL), o Nelson do Fadul; e Rogerio Castilho (PSB).

O secretário de Educação fez uma breve explanação sobre o trabalho que vem sendo realizado com as diferentes faixas etárias de estudantes da rede municipal, com a disponibilização de materiais impressos e online, e informou que existe a possibilidade de retorno paulatino às aulas a partir do mês de junho, o que depende da ampliação dos grupos de vacinação dos professores e outros funcionários das escolas. “Sabemos que a presença do professor é fundamental. Estamos defendendo que a maioria esteja vacinada antes do retorno das aulas”, disse ele, explicando que os docentes precisam de um contato muito próximo com as crianças e por um tempo de quatro a cinco horas.

 

Os vereadores fizeram perguntas sobre o acesso à aulas remotas, cronograma de manutenção das escolas e fornecimento de kit de alimentação escolar aos estudantes da rede.

O secretário de Assistência e Desenvolvimento Social também fez uma explanação sobre os serviços oferecidos por sua pasta no município, em equipamentos próprios e conveniados, e destacou que existe uma grande demanda devido à crise econômica. “A pandemia trouxe um novo desafio para a assistência, pois uma grande parcela da população passou a ser dependente dos serviços públicos. Minha secretaria tem obrigação de dar respostas para essa população, mas é desafio para sociedade como um todo, para que possamos sair desse ciclo que infelizmente entramos”, disse.

Os vereadores questionaram o secretário sobre a quantidade e a forma de distribuição de cestas básicas à população, a possibilidade de implementação de um auxílio emergencial municipal, taxas cobradas pelo auxílio funerário e a instalação de uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) no Miguel Badra.