Em sessão solene, Câmara de Suzano entrega amanhã (23) Medalha Suzano Brandão ao padre Jonas Cunha da Silva

22 de junho de 2023


Descrição da imagem #PraCegoVer: vereador Joaquim Rosa fala ao microfone. Ele usa blazer escuro e camisa social rosa.

Foto: Ricardo Bittner

Amanhã (23), às 18h30, a Câmara de Suzano fará uma sessão solene para a entrega da Medalha Suzano Brandão ao padre Jonas Cunha da Silva. A homenagem é uma iniciativa do vereador Joaquim Rosa (PL) e foi aprovada pelo Legislativo.

A Medalha Suzano Brandão é concedida a pessoas físicas ou entidades públicas e privadas que tenham prestado relevantes serviços ao município, contribuindo positivamente para o desenvolvimento econômico, cultural e social.

Padre Jonas, como é conhecido, nasceu em Suzano e passou a infância e a adolescência em Itaquaquecetuba. Entrou em 2011 para o Seminário Diocesano Sagrado Coração de Jesus, instituição religiosa que forma sacerdotes católicos para o Alto Tietê. Também cursou as faculdades de Filosofia e Teologia na Faculdade Paulo VI, em Mogi das Cruzes.

Trabalhou como seminarista em paróquias de Mogi das Cruzes, Salesópolis, Ferraz de Vasconcelos e Itaquaquecetuba. No final de 2019, foi ordenado diácono e foi designado a trabalhar com o bispo diocesano Dom Pedro Luiz Stringhini como secretário do bispado.

Há três anos, em junho de 2020, foi ordenado sacerdote e passou a atuar como vigário paroquial em Itaquaquecetuba. Ainda em 2020, concluiu uma pós-graduação em História das Religiões pela Universidade Cruzeiro do Sul e foi nomeado assessor para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso da Igreja Católica na região.

Desde dezembro de 2020, padre Jonas é o terceiro pároco da Paróquia Santa Helena, no Parque Maria Helena, em Suzano. “Desde o primeiro dia vem desempenhando com excelência o cargo que lhe fora conferido”, afirma Joaquim Rosa na justificativa da homenagem.

Entre as ações do homenageado destacadas pelo vereador, estão as reformas feitas na Igreja de Santa Helena e o incentivo de jovens para o serviço voluntário das celebrações religiosas e de ações sociais. O religioso também é membro do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac), representando a Mitra Diocesana de Mogi das Cruzes, desde 2022.

A sessão solene é aberta ao público e é realizada no Plenário da Casa de Leis, que fica na rua dos Três Poderes, 65, Jardim Paulista. Também é possível acompanhar ao vivo, de forma online, pelo canal TV Câmara Suzano no YouTube (www.youtube.com/TVCâmaraDeSuzano) ou pela página da Casa de Leis no Facebook (www.facebook.com/camarasuzano).