Em sessão solene, Medalha Tiradentes é entregue a policiais

22 de abril de 2024

Descrição da imagem #PraCegoVer: de pé no Plenário da Câmara, homenageados posam para foto com suas medalhas e diplomas recebidos ao lado de familiares. Acima deles, na Mesa Diretiva, estão os vereadores e demais autoridades presentes no evento.

A Câmara de Suzano realizou a entrega da Medalha Tiradentes em sessão solene realizada na noite de sexta-feira (19). Os homenageados desta edição foram o escrivão de polícia Henrique Hiroshi Sato; o 1º sargento da Polícia Militar Eder Conrado Fernandes; o policial militar integrante do Corpo de Bombeiros, 2º sargento Leandro Neves de Almeida; o guarda civil municipal 3ª classe Mike Ferlin; e o policial militar rodoviário 2º sargento Amarildo da Costa Ribeiro.

A sessão foi presidida pelo segundo secretário do Legislativo, Edirlei Junio Reis (PL), o professor Edirlei. “Esta sessão é uma forma de o Legislativo dizer ‘obrigado’. Os senhores têm trabalhado e têm proporcionado um excelente trabalho ao nosso município”, disse ele, que também lembrou do patrono das polícias, Tiradentes. “Ele tinha um propósito muito claro, que era a liberdade. Do iniciante na carreira militar até a mais elevada patente, ou até mesmo na carreira civil, como escrivão ou como delegado, no dia a dia, vocês lutam por um país livre e sem opressão.”

O vereador Pedro Ishi (PL) falou no evento que a Medalha Tiradentes é uma homenagem justa oferecida pela Casa de Leis. “É o compromisso de uma cidade melhor, de um Estado melhor, de fazer com que a população de Suzano consiga usufruir a cidade. Eu vejo que cada um de vocês tem, atrás dessas fardas, uma grande responsabilidade e um grande amor ao que fazem”, afirmou.

Também participaram da sessão solene os vereadores Gerice Lione (PODE) e Lazario Nazaré Pedro (Republicanos), o Lázaro de Jesus.

O 1º tenente André Belarmino, comandante do 6º Batalhão da Polícia Rodoviária, ressaltou estar honrado por representar a corporação na sessão solene. “Já estive aqui também recebendo esta medalha e acredito que este reconhecimento é de extrema importância para os representantes das forças de segurança”, ressaltou.

O capitão Raimundo Lima, comandante da 4ª Cia. do 32º Batalhão da Polícia Militar, agradeceu todo o apoio dado à corporação. “É um dia memorável. São excelentes profissionais. Se estão aqui hoje, é porque se sobressaíram.”

O prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) disse que estavam representadas na noite cinco corporações, com cinco histórias. “E por trás de vocês há uma legião de heróis e heroínas do nosso dia a dia”, reforçou ele, que destacou entre os motivos para receberem a homenagem a carreira e o trabalho. “Hoje a nossa cidade se orgulha dessas cinco histórias, desses cinco condecorados pela Casa de Leis suzanense, a casa do povo”, disse.

O 1º sargento da Polícia Militar, Eder Conrado Fernandes, falou em nome dos homenageados. Lembrando que Tiradentes é também o patrono da nação brasileira, ele parafraseou o mártir da Inconfidência Mineira, “se todos quisermos, poderemos fazer deste país uma grande Nação”. “Podem ter certeza que, na integração dessas instituições, faremos do município de Suzano muito grande”.

Também compuseram a mesa de autoridades do evento o delegado titular de Suzano, Benedito Queiroz; a 2ª tenente do Corpo de Bombeiros, Raielly Maria Soares; e o secretário de Segurança Cidadã, Afrânio Evaristo da Silva.