Equipe do Samu ensina Manobra de Heimlich na Câmara de Suzano

1 de novembro de 2023

Descrição da imagem #PraCegoVer: ajoelhado, vereador Maizena segura um boneco para simular a Manobra de Heimlich, sendo observado, ao fundo, pelo socorrista do Samu, Jean Gois.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ensinou na tarde de ontem (31) a Manobra de Heimlich, em uma palestra realizada na Câmara de Suzano.

A atividade foi uma realização da Casa de Leis em parceria com a Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Suzano.

Isso porque, em Suzano, há uma lei que torna obrigatória a fixação de cartazes explicativos que demonstrem a aplicação da manobra de Heimlich em restaurantes, bares, lanchonetes, praças de alimentação de shopping centers e estabelecimentos similares. A legislação é de autoria do vereador Marcos Antonio dos Santos (PTB), o Maizena.

A manobra de Heimlich é uma técnica utilizada em casos de emergência por asfixia provocada por um pedaço de comida ou qualquer outro tipo de corpo estranho que fique preso nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar.

A palestra contou com a presença dos vereadores Maizena, Jaime Siunte (PSDB) e Artur Takayama (PL); do presidente da ACE de Suzano, Rodrigo Guarizo; do assessor estratégico da Controladoria Geral do Município, César Braga; da coordenadora da Defesa Civil, Viviane Raquel Rodrigues de Figueiredo Matos; e de servidores da Câmara e da Prefeitura.

Durante a palestra, o socorrista do Samu, Jean Gois, alertou para os casos de morte por engasgo e falou sobre a importância de ingerir alimentos com calma. Ele ressaltou que a Manobra de Heimlich é um procedimento simples que pode salvar uma vida. Gois também frisou que acionar uma equipe do Samu (192) ou dos Bombeiros (193) é essencial.

Após as explicações, o público presente realizou algumas simulações da manobra. Para Maizena, o objetivo da palestra foi alcançado. “Eu fiz essa lei porque um assessor do meu gabinete engasgava tomando refrigerante. Daí surgiu a ideia de propagar os ensinamentos da manobra para ajudar em uma situação de engasgo”, falou.

O vereador anunciou que protocolará na Casa de Leis, nos próximos dias, um projeto de lei para que sejam ministradas palestras sobre a Manobra de Heimlich nas unidades de saúde para os pais que tenham filhos recém-nascidos. Todos os participantes da palestra realizada ontem receberão um certificado de presença.