Escrivão de atas da Câmara visita exposição
Descrição da imagem #PraCegoVer: de pé e de perfil, o aposentado Rubens Ferreira Martins folheia um dos livros de ata da Câmara de Suzano que foram escritos por ele. Foto: Ricardo Bittner
O aposentado Rubens Ferreira Martins, de 86 anos, visitou na manhã de hoje (22) a exposição “Câmara de Suzano: de 1949 aos dias de hoje”, do Legislativo suzanense. Ele foi servidor da Casa de Leis por 27 anos e, por muito tempo, foi o escrivão das atas das sessões. O antigo servidor também é filho do ex-prefeito da cidade, Alberto Nunes Martins (1953 a 1957).
Rubens visitou a mostra acompanhado do filho, Adalberto Ferreira Martins. Ele não disfarçou a emoção e alegria ao ver sua caligrafia exibida com destaque na exposição, já que alguns livros de ata fazem parte da mostra. “Pode ver, a caligrafia mais bonita é a minha”, brincou. Ele explicou que escrever a ata de uma sessão ordinária levava até dois dias. “Eu chegava às 9 horas e já começava a escrever. Só parava por volta das 17h30”, relatou.
Seu filho, Adalberto, também ficou emocionado. Além de ver o trabalho de seu pai preservado, conferiu a assinatura de seu avô, o ex-prefeito Alberto Nunes Martins, no primeiro livro de ata do Legislativo, de 1949. “Meu avô foi eleito vereador na primeira legislatura de Suzano. A assinatura dele é muito parecida com a do meu pai”, disse. “Estou muito emocionado. Parabenizo e agradeço a Câmara por preservar esta história”, comentou.
Atualmente, o trabalho de redação das atas das sessões é feito por uma taquígrafa, profissional que utiliza uma forma de escrita abreviada e por meio de símbolos, para aumentar a velocidade da escrita. As atas contêm o que foi tratado nas sessões de forma resumida, bem como o nome dos vereadores presentes.
As atas são transcritas para o computador e aprovadas pelos vereadores. A cada sessão é aprovada a ata da sessão anterior, conforme determina o Regimento Interno da Câmara de Suzano.
Escolas
A exposição também recebeu hoje a visita de seis turmas de estudantes da Escola Estadual Luiz Bianconi e da Escola Municipal Therezinha Muzzel, que fica no bairro Jardim São José. Eles também conheceram os gabinetes dos vereadores e o plenário, e receberam a cartilha “Como funciona a Câmara”, que explica o papel do Legislativo e dos parlamentares no município.
A exposição “Câmara de Suzano: de 1949 aos dias de hoje” é aberta ao público e pode ser vista até sexta-feira (25), das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, no 1º andar do Palácio “Deputado José de Souza Candido” (rua dos Três Poderes, 65, Jardim Paulista).