Jornalista Edmara Martins Soares recebe Título de Cidadã Suzanense

29 de novembro de 2023

Descrição da imagem #PraCegoVer: de pé, no Plenário da Câmara, Edmara Martins Soares segura o Título de Cidadã Suzanense, tendo ao seu lado direito o vereador Joaquim Rosa e ao seu lado esquerdo o seu namorado, Rui Paulino do Nascimento.

A Câmara de Suzano entregou na noite de ontem (28) o Título de Cidadã Suzanense à jornalista Edmara Martins Soares. A honraria foi concedida por iniciativa do vereador Joaquim Rosa (PL), que presidiu a sessão solene. A vereadora Gerice Lione (PL), a esposa do Prefeito da Academia, também participou do evento.

“Em mais de duas décadas, Edmara se firmou como uma referência jornalística no meio político, por estar sempre acompanhando as ações do poder público, e também numa referência em ações sociais, que realiza com muita dedicação”, disse Joaquim Rosa. “Parabéns pela responsabilidade com que exerce o jornalismo e pela generosidade com que atua em projetos voluntários. Obrigado por tudo o que tem feito por Suzano”, completou parlamentar.

A advogada Mônica Vigantzky, presidente da Comissão de Cerimonial da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Suzano, falou em nome da entidade na sessão solene. Sobre a homenageada, ela disse ser “uma pessoa que trabalha arduamente, vai a todas as reuniões, faz matérias excelentes que lemos todos os dias. É uma homenagem muito especial, porque Edmara contribui, agrega e ajuda o município”, afirmou.

O presidente do Rotary Club Suzano Sul, Joaquim Castro de Souza, representou o prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) no evento. “É uma honraria para pessoas que praticam atos de relevância na cidade”, disse ele sobre o Título de Cidadã Suzanense. Ele disse que a homenageada é uma rotariana em sua essência: “No Rotary, temos um lema: dar de si antes de pensar em si”, explicou, referindo-se às ações sociais que Edmara participa.

Em seu discurso após receber a homenagem, Edmara disse sentir-se muito honrada. “É um gesto caloroso e generoso de todos amigos vereadores, que enche meu coração de alegria e humildade”, afirmou. “Fui acolhida nesta cidade com braços abertos desde o primeiro dia que estive aqui. Este título não é apenas um reconhecimento, mas um símbolo de laço especial que construí com esta cidade, com sua gente, ao longo dos anos. É um compromisso renovado de amor e dedicação a esta cidade maravilhosa.”

Edmara nasceu em Mogi das Cruzes e veio trabalhar no município aos 15 anos. Em 1987, mudou-se para Suzano. Formou-se em Jornalismo e participou do curso de Promotoras Legais Populares. Também fez cursos de especialização e faculdade de Processos Gerenciais.

Em setembro de 2000, lançou o primeiro exemplar do Jornal Lógica, que atualmente tem distribuição gratuita e também transformou-se em revista e site.

Também participaram da mesa da sessão solene o vice-presidente da Casa de Repouso Ipelândia, Takatsugu Fujimura, e o secretário geral do Templo Honpa Hongwanji, Edson Mitsuo Miura.