Manobra de Heimlich: Câmara de Suzano sediará evento para ensinar técnica

26 de outubro de 2023

Descrição da imagem #PraCegoVer: fachada da Câmara de Suzano.

No próximo dia 31, às 15 horas, acontecerá na Câmara de Suzano uma palestra para o ensinamento da Manobra de Heimlich. A atividade tem como público-alvo os trabalhadores do comércio local e pessoas que tenham interesse em aprender a técnica que pode salvar vidas. A Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Suzano é parceira da palestra.

A manobra de Heimlich é uma técnica utilizada em casos de emergência por asfixia provocada por um pedaço de comida ou qualquer outro tipo de corpo estranho que fique preso nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar.

Em Suzano, há a lei que torna obrigatória a fixação de cartazes explicativos que demonstrem a aplicação da manobra de Heimlich em restaurantes, bares, lanchonetes, praças de alimentação de shopping centers e estabelecimentos similares. A legislação é de autoria do vereador Marcos Antonio dos Santos (PTB), o Maizena. “Por isso surgiu a ideia de a Câmara fazer essa palestra: para ensinar a pessoa fazer corretamente a manobra”, explicou o vereador.

A ação contará com a participação de uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os profissionais farão uma simulação da manobra para que as pessoas que estejam presentes possam tirar todas as dúvidas.  Será entregue um certificado de participação para o público presente.