Pedro Ishida recebe ‘Medalha Antonio Marques Figueira’
O ex-prefeito Pedro Ishida recebeu na noite de hoje (12) a “Medalha Antonio Marques Figueira”, em sessão solene na Câmara de Suzano. O decreto legislativo que concedeu a honraria ao político destaca os “relevantes serviços prestados ao município” ao longo de sua vida.
“É uma honraria que enobrece qualquer um”, disse Ishida, que veio receber a medalha na companhia das três filhas: a médica Luciana, a administradora de empresas Fabiana e a veterinária Ana Maryuska. Outros parentes e amigos também prestigiaram a sessão solene.
Pedro Ishida exerceu o cargo de prefeito de 5 de maio de 1987 a 4 de julho de 1988. Foi vice-prefeito de Firmino José da Costa por dois mandatos (de 1/2/1987 a 4/5/1987 e de 5/7/1988 a 31/12/1988).
Embora não tenha exercido cargos públicos depois deste período, Ishida continuou conhecido por sua atuação nos bastidores. Sobre este fato, ele responde com modéstia: “Quem sou eu! Essa nova geração é muito competente, estou aprendendo com eles”, afirmou.
Vida pública
Como prefeito, Pedro Ishida criou conselhos dentro da própria administração para levantamento dos problemas e soluções. Também humanizou o relacionamento no trabalho e no trato entre as pessoas.
Desmembrou o Esporte e a Cultura da Educação. Construiu seis pré-escolas com recursos próprios da Prefeitura e iniciou a construção de mais oito unidades educacionais, cujas obras foram concluídas na administração seguinte. Também melhorou de forma significativa a merenda oferecida nas escolas.
Foi dos fundadores do MDB de Suzano, que mais tarde passou a ser o PMDB, partido que foi presidente municipal. Foi ainda candidato a prefeito, a deputado estadual, a deputado federal e a vereador.
A Medalha
A “Medalha Antonio Marques Figueira” é a “Medalha Oficial do Poder Legislativo” de Suzano. Foi criada por resolução em 1997.
De acordo com a resolução, a medalha é conferida a pessoas nascidas ou não na cidade, que se tornaram “merecedoras pelos relevantes serviços prestados ao Município de Suzano, em qualquer ramo de atividade”. A medalha é entregue pela Câmara em sessão solene previamente convocada.
Também segundo a resolução, pessoas que já possuem qualquer tipo de honraria do município podem receber a medalha.