Profissionais do Ano 2022: conheça os profissionais liberais que serão homenageados

9 de dezembro de 2022


Descrição da imagem #PraCegoVer: montagem com as fotos dos homenageados. Na parte superior à esquerda, está a advogada Regina Massarin. Ela usa um blazer bege sobre uma blusa preta. Ao lado dela, o arquiteto Ricardo Hatiw Lú usa uma blusa de cor clara. Na parte inferior, à esquerda, está o profissional de Contabilidade Robinson Guedes, com um blazer escuro sobre uma camiseta preta. E à direita, o engenheiro e prefeito de Suzano Rodrigo Ashiuchi usa terno e gravata azuis sobre uma camisa social branca.

Fotos: Ricardo Bittner

A Câmara de Suzano realizará, na segunda-feira (12), às 18 horas, a sessão solene dos “Profissionais do Ano 2022”. O evento será no Plenário do Palácio “Deputado José de Souza Candido”.

Entre os 38 homenageados, estão quatro representantes de profissões liberais.

Regina Massarin receberá o título de “Advogada do Ano”. Natural de Guarantã (SP), ela veio para Suzano aos 8 anos.

Ela conta que trabalhava em banco quando iniciou o curso de Direito em Mogi das Cruzes. Fez estágio em um grande escritório em São Paulo e depois veio atuar em Suzano.

Advogando há 41 anos, ela atende em seu escritório várias áreas do Direito. Embora não tenha filhos, Regina inspirou três sobrinhos, que trabalham junto com ela.

“É uma honra ter o reconhecimento dos colegas advogados. Devo isso a eles que votaram em mim”, diz ela sobre ter sido escolhida como “Advogada do Ano” por seus pares na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Suzano.

O título de “Arquiteto do Ano” será entregue a Ricardo Hatiw Lú. O profissional é diretor de Projetos Públicos da Prefeitura de Suzano, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Brazcubas e arquiteto responsável pelo setor de criação no coletivo A3 Arquitetura.

Hatiw Lú tem especializações em Gerenciamento de Recursos Ambientais; Docência em Ensino Superior; Gestão de Aprendizagem; Geografia, Cidade e Arquitetura; e Educação e Sociedade. Entre os prêmios recebidos pelo arquiteto, está o Best Paper Award, do Seminário Internacional de Investigação em Urbanismo de 2020.

“Receber esta homenagem coloca em destaque não a mim, mas a equipe que hoje represento na Diretoria de Projetos. É o reconhecimento de um grupo de arquitetos que tem como inspiração prover bons espaços públicos, que incentivem as pessoas a frequentá-los e que torna a cidade um lugar mais convidativo. É reconhecer a profissão para além do senso estético, pois primamos pelo bem-estar, pela equidade e por uma sociedade mais justa”, destaca o arquiteto.

Já o título de “Profissional de Contabilidade do Ano” será para Robinson Fernandes Guedes. Especialista em Administração Pública pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras e bacharel em Ciências Jurídicas pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), ele possui mais de 20 anos de experiência nas áreas de Administração, Finanças, Contabilidade e Orçamento Público.

Natural de Suzano, Guedes destaca em sua carreira profissional o planejamento, execução e na elaboração de Leis Orçamentárias Anuais (LOA), de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e no Plano Plurianual (PPA) de municípios do Alto Tietê, muito deles enquanto ocupava cargos na administração municipal como secretário ou diretor.

Atualmente, compõe o corpo docente do Centro Universitário Piaget, campus Suzano, e é CEO da Contabyte.

O prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) foi o escolhido pela Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Suzano para receber o título de “Engenheiro do Ano”. Ele é formado em Engenharia de Controle de Automação e possui MBA em Gestão Empresarial e pós-graduação em Gestão Pública.

Ele trabalhou no Departamento de Engenharia da Telefônica e administrou o Colégio Integrado Lumbini, de propriedade da sua família. Também participou da diretoria executiva da Associação Comercial e Empresarial de Suzano (ACE). Em seu segundo mandato consecutivo à frente do Executivo de Suzano, Ashiuchi ainda presidiu o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) por três gestões (2018, 2019 e 2021).

“Para mim é motivo de satisfação e orgulho ter sido escolhido para representar essa categoria tão importante para a sociedade e pela qual tenho um carinho muito grande. A engenharia faz parte fortemente da minha vida. A ela me dediquei durante anos para me tornar um profissional que leva em consideração todos os preceitos para o exercício da atividade com responsabilidade e dedicação”, declarou Ashiuchi. “Quero agradecer aos colegas que escolheram o meu nome e também à Câmara de Suzano, que já tornou essa homenagem uma verdadeira tradição na cidade.”