Profissionais do Ano 2023: agricultor e feirante estão entre os homenageados no evento da Câmara de Suzano

23 de novembro de 2023

Descrição da imagem #PraCegoVer: montagem com as fotos lado a lado do feirante Claudemir Santos de Souza (à esquerda, com camisa cinza e blazer preto) e do agricultor Paulo Takeshi Muruyama (à direita, com uma camiseta escura)

Fotos: Ricardo Bittner

A Câmara de Suzano realizará, no dia 1º de dezembro, às 18 horas, a sessão solene dos “Profissionais do Ano 2023”. O evento será no Plenário do Palácio “Deputado José de Souza Candido”.

Entre os 37 homenageados, estão o agricultor Paulo Takeshi Murayama e o feirante Claudemir Santos de Souza.

Paulo Takeshi Murayama foi escolhido “Agricultor do Ano” pelo Sindicato Rural de Suzano, em conjunto com a Diretoria da Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Com 28 anos de idade, ele seguiu os passos dos pais, Angela e Marcio, e começou a trabalhar como produtor rural em 2015, cultivando hortaliças no município.

Murayama especializou-se na produção de espinafre e cebolinha, tornando-se uma referência na área. Ele inovou ao implementar a produção de mudas de hortaliças em estufas, em ambiente controlado, para produtores vizinhos e de outras regiões, tornando-se referência como produtor de mudas de hortaliças.

Desde 2017 Murayama assumiu a produção agrícola do Sítio Murayama, de sua família, situado no Jardim Ikeda. É o responsável pelo sustento financeiro de mais de 25 famílias colaboradoras diretas do local.

Escolhido como “Feirante do Ano”, Claudemir Santos de Souza é morador de Suzano desde os 2 anos de idade. Seus pais iniciaram as atividades como feirantes na década de 1990.

Aos 15 anos, já vendia seus próprios produtos na barraca de seus pais. Mas foi em 2006, quando completou 18 anos, que adquiriu sua própria banca.

Claudemir diz sentir orgulho da sua profissão e atribui suas conquistas e realizações ao seu esforço, trabalho e dedicação ao longo de 17 anos nas feiras do município.