Profissionais do Ano 2023: artista e músico estão entre os homenageados no evento da Câmara de Suzano

22 de novembro de 2023

Descrição da imagem #PraCegoVer: montagem com as fotos lado a lado do músico Jhoni Lua (à esquerda, com camisa e blazer azuis escuros) e do dançarino, professor e arte-educador Israel Ramos da Silva Neto (à direita, com uma camiseta branca e boné com a aba para trás)

Fotos: Ricardo Bittner

A Câmara de Suzano realizará, no dia 1º de dezembro, às 18 horas, a sessão solene dos “Profissionais do Ano 2023”. O evento será no Plenário do Palácio “Deputado José de Souza Candido”.

Entre os 37 homenageados, está o artista Israel Ramos da Silva Neto e o músico Jhoni Lua.

Israel Ramos da Silva Neto é dançarino, professor, arte-educador e diretor do grupo de danças urbanas Die Hard Crew desde 1999. Também é integrante da Companhia Discípulos do Ritmo desde 2001. “Estou nas street dances e cultura hip-hop há mais de 20 anos, atuando em vários eventos da cultura e arte no geral, com performances em competições e apresentações de danças”, explica.

Atualmente, o homenageado trabalha como professor e arte-educador de danças urbanas no Programa Fábrica de Cultura do Estado de São Paulo, no Balleto Estúdio de Dança em Suzano e no Instituto Amigos da Praça no Caminho dos Trilhos, em São Paulo. Ele ministra aulas, workshops e apresentações artísticas pelo país.

Entre as apresentações de destaque de sua carreira, estão o primeiro lugar no Campeonato Brasileiro de Dança de Rua de 2004 e as apresentações do espetáculo “Fresta”, no teatro do Centro Cultural Banco do Brasil (2003), e a turnê de “Fresta” pela Europa e China em 2010 de de “Geometronomics” pela Europa e Brasil (2007 e 2008).

O cantor, compositor e músico Jhoni Lua nasceu em Angra dos Reis (RJ) e passou a infância e adolescência em Lavras da Mangabeira (CE). Em 2009, mudou-se para São Paulo.

O artista sertanejo tem uma voz marcante e toca vários instrumentos: guitarra, bateria, teclado. “Mas a minha verdadeira paixão é o violão e o choro da viola”, garante.

A estreia de Jhoni Lua em Suzano foi em uma festa de aniversário do município. “Hoje carrego na bagagem de minha carreira diversas apresentações em festas familiares, eventos corporativos, grandes casas de shows, restaurantes, programas de TV, rádios, entre outros”, celebra.