Profissionais do Ano 2023: conheça os profissionais da área da Saúde que serão homenageados

28 de novembro de 2023

Descrição da imagem #PraCegoVer: mosaico com as fotos dos seis homenageados da área da Saúde. Na parte superior, estão, da esquerda para a direita, a agente comunitária de Saúde Jucineide Alves de Barros Santos, o dentista Júlio Murakami e a farmacêutica Flávia Martins Nepomuceno. Na parte inferior, também da esquerda para a direita, estão a fonoaudióloga Roberta Beraldinelle Crivelli, o médico Carlos Watanabe e a psicóloga Cristiane Santos de Oliveira.

Fotos: Ricardo Bittner

A Câmara de Suzano realizará, no dia 1º de dezembro, às 18 horas, a sessão solene dos “Profissionais do Ano 2023”. O evento será no Plenário do Palácio “Deputado José de Souza Candido”.

Entre os 37 homenageados, estão seis profissionais da área da Saúde.

Jucineide Alves de Barros Santos, conhecida como Jô Cacau, foi escolhida como “Agente Comunitária de Saúde do Ano”. Ela é formada em Pedagogia, com pós-graduação em Psicopedagogia. Já trabalhou como professora, mas há dez anos é agente comunitária de saúde. Mora em Suzano há 24 anos.

O título de “Dentista do Ano” será entregue a Júlio Murakami. Filho da advogada e ex-vereadora Mercedes Murakami e do médico Mário Murakami, ele se formou em Odontologia em 1996 pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Em seguida, fez especialização em Endodontia pela Associação Brasileira de Ensino Odontológico, mestrado em Dentística e doutorado em Endodontia.

Em seu consultório, Júlio Murakami atualmente tem dado ênfase à Odontologia Digital, que é o uso de tecnologias como auxiliares nos tratamentos odontológicos, trazendo maior rapidez, segurança e eficácia.

O homenageado e casado e tem duas filhas.

A “Farmacêutica do Ano” será Flávia Martins Nepomuceno. Ela possui pós-graduações em Gestão da Assistência Farmacêutica, Farmácia Clínica e Hospitalar. Desde 2021, trabalha no Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS).

Flávia foi professora na Faculdade Piaget em 2020 e na Escola Técnica Lopes de 2018 a 2021. Também foi farmacêutica hospitalar na Santa Casa de Misericórdia de Birigui (SP) em 2020, período em que inclusive trabalhou no hospital de campanha que recebeu pacientes com Covid-19. Antes, atuou como farmacêutica responsável na Drogaria São Paulo e foi consultora de saúde na Axismed – Gestão Preventiva da Saúde.

Roberta Beraldinelle Crivelli receberá o título de “Fonoaudióloga do Ano”. Ela é formada pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Fonoaudiologia pela Faculdade de Odontologia de Bauru, tendo realizado diversas pesquisas na área de voz.

Trabalha na Prefeitura de Suzano desde 2013, atuando em unidades básicas de saúde (UBSs). Atualmente, atua na UBS Casa Branca, atendendo munícipes com distúrbios da comunicação.

Cristiane Santos de Oliveira será condecorada com o título de “Psicóloga do Ano”. Ela possui aprimoramento em psico-oncologia e em Psicologia Hospitalar. Atualmente, cursa pós-graduação em Saúde Pública com foco em Estratégia da Saúde da Família e especialização em Terapia Cognitiva de Beck.

Desde 2018, Cristiane atua como Psicóloga Clínica e, em 2021, iniciou seu trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS), atuando na saúde mental em unidade de Estratégia da Saúde da Família (ESF).

O médico Carlos Watanabe será condecorado com o título de “Médico do Ano”.