Profissionais do Ano 2023: conheça os profissionais da área da segurança que serão homenageados

27 de novembro de 2023

Descrição da imagem #PraCegoVer: mosaico com as fotos dos homenageados da área da Segurança Pública. Acima, à esquerda, está o bombeiro Antonio Carlos Pinto. Ao lado dele, a guarda civil municipal Luciana da Silva. Abaixo, está a escrivã Jaine Moiano Lopes Roseira, e ao lado dela, o policial militar Alexandre Américo Pedreira. Todos usam uniformes das profissões que representam.

Fotos: Ricardo Bittner

A Câmara de Suzano realizará, no dia 1º de dezembro, às 18 horas, a sessão solene dos “Profissionais do Ano 2023”. O evento será no Plenário do Palácio “Deputado José de Souza Candido”.

Entre os 37 homenageados, estão quatro profissionais da área da Segurança Pública.

O título de “Bombeiro do Ano” será entregue ao 1º sargento PM Antonio Carlos Pinto. Ele ingressou na Polícia Militar em 1989, e desde 2014 atua no 17º Grupamento de Bombeiros.

O homenageado atuou no atendimento de emergências como combate a incêndios, salvamentos e resgates de vítimas, e hoje presta seus serviços na administração. Foi promovido a 1° sargento em setembro de 2017.

Já o título de “Guarda Civil Municipal do Ano” será entregue a Luciana da Silva. Ela ingressou na Prefeitura de Suzano em 2009 e atua como guarda civil municipal 1ª classe.

Luciana possui em seu currículo graduação em Tecnologia em Segurança Pública e cursos adicionais como Formação de Vigilantes; Manutenção de Armas; Identificação de Armas de Fogo; Habilitação em Arma de Fogo; Violência, Criminalidade e Prevenção; Concepção e Aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente; Pilotagem Segura; Polícia Comunitária; Atendimento às Mulheres em Situação de Violência; Uso Diferenciado da Força; Técnicas e Tecnologias não Letais de Autuação Policial; Capacitação de Agentes Multiplicadores na Prevenção e Educação; Patrulhamento Preventivo Municipal Especializado; Noções Básicas em Atendimento Pré-Hospitalar; Condução de Cães; e de Condutor e Adestrador de Cães.

Jaine Moiano Lopes Roseira receberá o título de “Policial Civil do Ano”. A suzanense é bacharel em Direito e tem uma filha de 28 anos, que é médica pediatra.

A homenageada iniciou a carreira de escrivã de polícia em 1992. Atuou no plantão policial da Delegacia Central de Suzano até 1997. Em seguida, trabalhou até 2005 na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), onde se especializou como instrutora de Prática na Direção Veicular, bem como examinadora de trânsito.

Até abril de 2015, prestou seus serviços no 1° Distrito Policial de Palmeiras. Atualmente, exerce suas funções na Delegacia de Polícia Central de Suzano.

Jaine possui cursos de aperfeiçoamento para a carreira de escrivão de polícia e foi promovida a 1ª classe na carreira. Também possui formação no manuseio de armas semi-automáticas.

O “Policial Militar do Ano” é o PM Alexandre Américo Pedreira. Casado e pai de três filhas, ele está na corporação desde 1998 e foi promovido a cabo em 2014.

Atualmente, é o encarregado da Unidade de Serviço da 1ª Companhia da PM do 32° Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, na área do Distrito de Palmeiras. Em abril deste ano, foi escolhido como Policial Destaque do Mês, devido ao atendimento da ocorrência que resultou na apreensão de diversas armas de fogo e outros materiais bélicos.

Entre outras ocorrências de gravidade atendidas pelo homenageado neste segundo semestre destacam-se a prisão em flagrante em roubos e furtos a veículos, comércios e residências; apreensões de armas de fogo, simulacros e armas brancas; resgate de animais sob maus-tratos; casos violência doméstica; tráfico de drogas; e recaptura de procurados da Justiça.