Profissionais do Ano 2023: conheça os profissionais liberais que serão homenageados

13 de novembro de 2023


Descrição da imagem #PraCegoVer: mosaico com cinco fotos. Na parte superior, estão, da esquerda para a direita, o advogado Renan de Lima Franco (de óculos e terno azul escuro e gravata vermelha) e o o contabilista André Luiz de Souza Amaral (de óculos, barba e blazer escuro). Na parte inferior, estão, da esquerda para a direita, a arquiteta Eliene Corrêa Rodrigues Coelho (de óculos, cabelos curtos e camisa social preta), o engenheiro Vinicius Marchese Marinelli (de terno azul e gravata preta) e o corretor de imóveis Eduardo Rodrigues de Souza (de camisa social branca).

Fotos: Ricardo Bittner

A Câmara de Suzano realizará, no dia 1º de dezembro, às 18 horas, a sessão solene dos “Profissionais do Ano 2023”. O evento será no Plenário do Palácio “Deputado José de Souza Candido”.

Entre os 37 homenageados, estão quatro profissionais liberais.

O “Advogado do Ano” é Renan de Lima Franco. Suzanense, formou-se em Direito pela Universidade Braz Cubas. É especialista em Direito Penal e Criminologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

Advogado criminalista, preside a Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Suzano desde 2019. Destacou-se pelos projetos realizados com a comissão, por meio de palestras e atendimento às demandas coletivas voltadas à proteção e efetivação dos direitos humanos no município. Atualmente ocupa o cargo de secretário-geral adjunto da OAB Suzano.

O título de “Arquiteta do Ano” irá para Eliene Corrêa Rodrigues Coelho, arquiteta e urbanista formada em 2003 pela Universidade Braz Cubas e doutora em Ciências (2013) pela Universidade de São Paulo (USP).

Eliene foi assessora da Secretaria de Economia e Planejamento de Guarulhos entre os anos 2001 a 2003, onde participou da formulação do Plano Diretor de Guarulhos (SP). Entre 2003 e 2004, como colaboradora do lnstituto Pólis, participou da elaboração da Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luops) do município de Jacareí (SP). Como consultora do Departamento de Planejamento e Projetos do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Guarulhos, entre 2004 e 2005 foi membro do Comitê Gestor do Programa Mananciais e consultora na elaboração do Plano de Água e Esgoto.

Em 2006 foi convidada a integrar a equipe de consultores do Banco Mundial para a elaboração do Plano Municipal de Habitação (PHM) do município de São Paulo, onde coordenou o desenvolvimento do Sistema de lnformações para Habitação Social (Habisp) e do Sistema de Priorização de lntervenções em Assentamentos Precários. Ainda pela Prefeitura de São Paulo, foi coordenadora de Pesquisas e Cadastros Habitacionais em Assentamentos Precários entre 2010 e 2012.

Em 2013, passou a atuar como consultora no Projeto Sistema lntegrado de Demanda Habitacional – Regiões Metropolitanas, para a Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa). Entre 2014 e 2016 prestou consultoria em estudos e análises territoriais para projetos de planejamento habitacional e de desenvolvimento urbano de diversos municípios.

Em 2017, assumiu a Diretoria de Planejamento Territorial da Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação da Prefeitura de Suzano. Coordenou a elaboração do novo Plano Diretor do município, aprovado em dezembro de 2017, e de janeiro de 2018 a julho de 2019, a nova lei Luops, aprovada em dezembro de 2019.

Eduardo Rodrigues de Souza receberá o título de “Corretor de Imóveis do Ano”. Morador de Suzano desde 1979, ele possui cadastro nacional de avaliador imobiliário, é bacharel em Direito e possui especializações em cursos de Direito Imobiliário.

O homenageado começou as atividades de corretagem em 1988. Em 2013, decidiu abrir sua imobiliária para atender clientes já fidelizados. Em 2020, ele inaugurou a sede própria da Eduardo Rodrigues Imóveis, na rua Marechal Rondon, 123, e atualmente conta com uma equipe de oito colaboradores.

“Gosto do que faço; procuro fazer o melhor para o cliente sempre”, afirma.

O título de “Engenheiro do Ano” será dado a Vinicius Marchese Marinelli, que é presidente licenciado do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (Crea-SP) e entusiasta da inovação e da comunicação eficiente.

Graduado em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade de Taubaté (Unitau), o homenageado também é pós-graduado em Redes e Sistema pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e em Empreendedorismo e Inovação Tecnológica nas Engenharias pela Universidade Estadual Paulista (UNESP. É ainda especialista em Gestão de Negócios pela Dublin Business School (Irlanda) e cursa mestrado em Cidades lnteligentes e Sustentáveis pela Uninove.

Marinelli trabalha com foco no desenvolvimento de uma economia sustentável e criativa, além de apoiar a formação de profissionais que atendam as tendências de mercado. Com experiência em organizações públicas e privadas, é adepto aos processos de transformação digital e mudanças de cultura para uma gestão mais prática, inclusiva e eficaz.

O homenageado trabalha na formação de equipes multidisciplinares que atuem em ambientes integrados, ágeis e interconectados.

O título de “Profissional de Contabilidade do Ano” será para André Luiz de Souza Amaral. Nascido em Santo André (SP), mudou-se para Suzano em 1980. É casado, pai de quatro filhos e avô de dois netos.

Ingressou no serviço público em 1996, na Câmara de Suzano, e em 1999 na Prefeitura de Suzano, onde está até hoje. Atualmente exerce a função de diretor de Recursos Humanos.

Contabilista, se especializou em contabilidade eleitoral e partidária, área que atua desde 2004. Já atuou em diversas eleições, tendo sido responsável pelas contas de importantes candidatos, tanto em nível regional, quanto nacional. É sócio da empresa Digna Consultoria em Gestão Pública e Eleitoral e membro colaborador da Comissão de Direito Eleitoral da OAB de Suzano.