Profissionais do Ano 2023: conheça os servidores públicos que serão homenageados pela Câmara de Suzano

14 de novembro de 2023

Descrição da imagem #PraCegoVer: mosaico de fotos com os profissionais do serviço público. Na parte superior, estão: à esquerda Ademir Arias, do INSS, e à direita, Ana Cristina Brazão, do Judiciário. Na parte superior, estão à esquerda Silvia Helena Santos, do Executivo, e à direita, Wilian Martins, agente fiscal.

Fotos: Ricardo Bittner

A Câmara de Suzano realizará, no dia 1º de dezembro, às 18 horas, a sessão solene dos “Profissionais do Ano 2023”. O evento será no Plenário do Palácio “Deputado José de Souza Candido”.

Entre os 37 homenageados, estão quatro servidores públicos.

Wilian Azevedo Martins de Sousa receberá o título de “Agente Fiscal de Trânsito do Ano”. Escolhido entre os colegas, o homenageado tem 38 anos, é natural de Campo Grande (MS) e mora em Suzano há 10 anos.

Martins é casado e atua como agente fiscal de trânsito há 12 anos. Ele possui formação em Gestão Pública e, antes de ingressar na área de fiscalização de trânsito, trabalhou como carteiro e como auxiliar de produção na Fundação para o Remédio Popular (Furp).

Já o título de “Funcionário Federal do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS” será entregue a Ademir Aparecido de Moraes Arias. Nascido em Mogi das Cruzes, o homenageado é doutor em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP).

Arias ingressou no serviço público em 1984, no antigo Instituto Nacional da Previdência Social (INPS), atual INSS. Iniciou as atividades na agência de Mogi das Cruzes, tendo sido transferido para a agência de Suzano em março de 1997.

Silvia Helena dos Santos receberá o título de “Servidora do Executivo do Ano”. Ela é professora na rede municipal desde 2002. Em 2006, Silvia recebeu o Prêmio Professora Cidadã do jornal Mogi News com o projeto “Alfabetização a partir da Literatura Infantil”. Em 2007, foi premiada com o projeto “Cuidando do Meio Ambiente”. E, em 2012, ela voltou a conquistar o prêmio com o Projeto “Música ao som do coração: tocando cidadãos com atitude”.

Atualmente, a professora trabalha na Escola Municipal Antônio Carlos Mayer. “Contribuo para a formação das crianças, para que se tornem cidadãos críticos e participativos na construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, afirma.

Ana Cristina Maia Brazão será homenageada com o título de “Servidora do Judiciário do Ano”. A suzanense é servidora do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, lotada no 2° Ofício Criminal da Comarca de Suzano.

Ingressou no Tribunal de Justiça aos 15 anos, como colaboradora menor eventual. Ao completar 18 anos passou para Fiel, que seria o cargo de auxiliar judiciário VI. Posteriormente, passou a ocupar o cargo de escrevente técnico judiciário.

Natural de Suzano, Ana Cristina é casada e tem três filhas.