Refis começa a tramitar na Câmara de Suzano

16 de junho de 2021


Descrição da Imagem:#PraCegoVer: Parlamentares da Mesa Diretiva na Câmara de Suzano

Crédito da foto: Raziel Ueda/Câmara de Suzano

O projeto de lei complementar que institui o Programa de Recuperação e Estímulo ao Pagamento de Débitos Fiscais (Refis) 2021 começará a tramitar amanhã na Câmara de Suzano. A propositura foi lida na sessão de hoje (16) e será encaminhada às Comissões Permanentes para análise.

Em maio, o vereador Leandro Alves de Faria (PL), o Leandrinho, solicitou, através de um requerimento, a realização deste programa que facilita o pagamento de dívidas municipais. O parlamentar também havia pedido a antecipação da ação, já que geralmente acontece no segundo semestre de todo ano.

Os parlamentares aprovaram seis itens hoje: o projeto de lei complementar que atualiza o Plano Municipal de Educação, de autoria do Executivo (foi aprovado com uma emenda aditiva); o  projeto de lei, de autoria do vereador Rogerio Castilho (PSB), que institui em Suzano o Projeto de prevenção da violência doméstica com a estratégia de Saúde da Família; o projeto de lei, de autoria da Mesa Diretiva da Câmara, que altera a lei municipal nº 5186 de 2019; a moção de apoio, de autoria do vereador Leandrinho, para a ampliação do prazo da instituição da “taxa do lixo” e a moção de aplauso, de autoria do vereador Marcos Antonio dos Santos (PTB), o Maizena, para o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas.

Imigração

Os vereadores aprovaram ainda uma moção de aplausos de autoria do parlamentar Artur Takayama (PL) destinada à colônia japonesa pelos 113 anos da Imigração no Brasil. “Não posso deixar esta data tão especial passar em branco”, disse o vereador ao discursar na Tribuna e exibir um vídeo com fotografias das entidades japonesas da cidade. “É uma singela homenagem”, afirmou o parlamentar.

Tribuna

O vereador Fábio Diniz (PTB) falou sobre o início da vacinação contra a Covid-19 para funcionários do transporte público.

Já o vereador Leandrinho apontou irregularidades no relatório enviado pelo secretário de Saúde, Pedro Ishi, ao seu gabinete. “Não é perseguição. Depois que recebi o relatório eu fiquei muito, bastante preocupado”, disse. Segundo o parlamentar, no documento assinado por Ishi, em relação aos procedimentos feitos pela Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS), há dados com data de novembro de 2021. “Estão prevendo o futuro. O secretário ou alguém da secretaria é a ‘mãe Dináh’ (Benedicta Finazza, mais conhecida como Mãe Dináh, foi vidente brasileira). Ia até fazer um pedido: a previsão de quando vai acabar a pandemia e quando a saúde e Suzano vai funcionar 100%”, ironizou. “População tem que ter transparência do uso do dinheiro público. Isso é o descaso da resposta com essa Casa de Leis”, frisou.

O vereador Antonio Rafael Morgado (PDT), o professor Toninho Morgado, discursou sobre um requerimento de sua autoria para o retorno da fiscalização de trânsito na rodovia Índio Tibiriçá (SP-31). De acordo com ele, desde a retirada dos equipamentos houve aumento nos acidentes automotivos.

Os parlamentares André Marcos de Abreu (PSC), o Pacola, e Edirlei Junio Reis (PSDB), o professor Edirlei, falaram sobre a falta de segurança na região da Casa Branca. Eles argumentaram que a criminalidade aumentou muito nos últimos dias e pediram soluções do Executivo.

Já o vereador Denis Claudio da Silva (DEM), o filho do Pedrinho do Mercado, criticou a Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação. O parlamentar disse que há muitos processos de regularização de obras parados e que o secretário, Elvis Vieira, não está atuando de forma adequada. O democrata aproveitou seu tempo de Tribuna para revelar que Suzano recebeu 3.900 vacinas destinadas aos professores, só que apenas 1.400 foram imunizados. “As crianças vão pagar por qual motivo agora?”, questionou.

Ainda sobre a questão da saúde, o vereador Rogerio Castilho (PSB), disse que “não irá se calar” sobre os erros que ele vem apontando na pasta. “Não vou me calar porque eu sei o motivo pelo qual fui eleito e sei onde quero chegar”, ressaltou.