Saúde: Câmara de Suzano aprova protocolo de atendimento para mulheres

17 de agosto de 2023


Descrição da imagem #PraCegoVer: vereador Leandrinho fala ao microfone na Tribuna da Câmara. Ele usa camisa social clara e blazer escuro.

Foto: Ricardo Bittner

Os vereadores de Suzano aprovaram ontem (16) o projeto de lei que implanta o protocolo de atendimento na rede pública municipal de atenção à saúde das mulheres. A propositura é de autoria do vereador Leandro Alves de Faria (PL), o Leandrinho.

O projeto trata sobre um conjunto de ações de saúde que envolve promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde, desenvolvidas por meio de práticas de cuidado integrado e gestão qualificada, realizadas com equipe multiprofissional dirigida às mulheres, ampliando o acesso de forma descentralizada.

O documento explica que o protocolo será ofertado integralmente e é gratuito a todas mulheres, de acordo com suas necessidades e demandas, garantindo a atenção primária e todos os exames necessários para o correto diagnóstico ou prevenção. A municipalidade oferecerá atendimento com equipe multiprofissional, com atendimento presencial ou online. Os parlamentares aprovaram ainda outros sete itens.

Solene

Após a sessão ordinária, a Casa de Leis sediou a sessão solene para a entrega do Título de Empresa Cidadã à Senshi & Cia. Ltda. O autor da homenagem foi o vereador Leandrinho.

O presidente da Câmara, Joaquim Rosa (PL), ressaltou durante seu discurso que mesmo na pandemia a empresa conseguiu manter seu crescimento. “Graças à dedicação e à competência, conquistam cada vez mais clientes, sendo necessário um novo endereço para a empresa, o que possibilitou a ampliação da linha de produtos e o ganho de novos mercados. Os senhores foram inovadores e tiveram êxito mesmo num período em que o mundo todo sofreu uma retração econômica em razão da pandemia de coronavírus”, frisou.

Leandrinho disse que a empresa é “inspiração”. “Que este título seja uma motivação constante para continuarem trilhando esse caminho de excelência e crescimento. Que possam continuar a inspirar outros empreendedores locais, mostrando que, com paixão, dedicação e comprometimento, é possível transformar sonhos em realidade”, opinou.

Fernando Brandão, proprietário da empresa homenageada, agradeceu a honraria. “É um título muito importante, um grande reconhecimento para mim e para toda a minha equipe”, falou.

Também participaram da solenidade os vereadores Artur Takayama (PL); Lazario Nazaré Pedro (Republicanos), o Lázaro de Jesus; e Marcel Pereira da Silva (PTB), o Marcel da ONG. O secretário de Saúde, Pedro Ishi, representou o Executivo.

Empresa

A Senshi & Cia Ltda. foi fundada por Fernando Brandão em 2013, que produzia biscoitos japoneses na garagem de sua casa. Inicialmente, a empresa se chamava Brandão e Cia. e funcionava no Jardim Nova América. A produção teve início com poucos recursos e poucos maquinários.

Com o passar do tempo, a Brandão e Cia. aumentou sua linha de produtos alimentícios nipônicos, passando a produzir guiozas, doces japoneses e nikumanju. Em 2016, a empresa se mudou para a estrada dos Fernandes, ocupando um espaço maior para atender à sua necessidade de produção.

Desde 2021, a empresa adotou o nome fantasia de Senshi & Cia. Ltda. e mudou seu espaço para a rua Caboclos, na Vila Urupês. A fábrica atualmente produz 36 itens e desenvolve novos produtos a cada ano.

Hoje, a Senshi & Cia. Ltda. atende praticamente toda região de São Paulo e vários outros estados, com ampla divulgação da marca no Alto Tietê.