Secretaria de Administração ressalta ações voltadas aos servidores

6 de novembro de 2023

Descrição da Imagem:#PraCegoVer: vereador Denis, diretora do NAS, Renata Pires, e a secretária Cintia, no Plenário da Câmara de Suzano.

Crédito da foto: Ricardo Bittner

A Secretaria de Administração ressaltou, durante audiência pública realizada ontem (6), na Câmara de Suzano, as ações realizadas em prol dos servidores.

A atividade foi comandada pelo vereador Denis Claudio da Silva (União), que é o relator da Comissão Permanente de Administração Pública da Casa de Leis, e contou com a participação dos parlamentares Artur Takayama (PL) e Lazario Nazare Pedro (Republicanos), o Lázaro de Jesus.

Segundo a secretária Cintia Lira da Silva, o Núcleo de Acompanhamento aos Servidores (NAS) realizou até setembro deste ano 2.834 atendimentos.

Dentre os projetos do núcleo, o “Amigo, Estou Aqui” (que prepara os servidores municipais para a aposentadoria) registrou o atendimento a 39 servidores. Já o programa “Aconchego”, contou com a participação de 16 servidoras. Essa atividade oferece um espaço de cuidado, orientação e de acolhimento a servidoras gestantes, adotantes e/ou em licença maternidade.

O “A-Manhã-Ser” (momento de cuidado e relaxamento, com a prática de Lian Gong, Chi Kung e auriculoterapia) também foi ressaltado por Cintia, assim como o “Vencendo Barreiras” (espaço de acolhida para servidores com deficiência, com a proposta de reconhecer os obstáculos de interação social e de suprimir os mesmos); “Trocando Ideias” (acolhimento dos trabalhadores dos cemitérios municipais, para ouvir seus anseios e suas necessidades); “Construindo Sonhos” (de orientação aos temas relacionados à carreira e ao desenvolvimento pessoal); e “Mulher e o Trabalho” (ação em referência ao mês das mulheres, com a promoção da 2ª edição da “Roda de Afeto”, para o fortalecimento, empoderamento e a divulgação das políticas públicas existentes no município para o atendimento de mulheres).

Datas

A pasta também realizou uma ação em referência ao Setembro Amarelo, com a proposta de refletir sobre a importância da rede de apoio no ambiente de trabalho na prevenção e na posvenção ao suicídio, e ainda a “Semana do Servidor 2023”, que contou com aulas de danças, 1º Sarau dos Servidores e uma homenagem musical aos funcionários públicos.