Secretaria de Planejamento e Finanças presta contas na Câmara de Suzano

27 de fevereiro de 2023

Descrição da Imagem:#PraCegoVer: secretário de Planejamento e Finanças, Itamar Viana, vereadores Joaquim Rosa e Professor Edirlei, e diretora da Prefeitura, Adriana Melo. Todos no Plenário da Câmara de Suzano.

Crédito da foto: Ricardo Bittner/Câmara de Suzano.

A Secretaria de Planejamento e Finanças da Prefeitura de Suzano realizou hoje (27), na Câmara de Suzano, prestação de contas referente ao terceiro quadrimestre de 2022.

Na apresentação, o chefe da pasta, Itamar Correa Viana, explicou que, no período, a administração municipal registrou o montante de R$ 149 milhões referentes ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU); R$ 93 milhões na arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS); e quase R$ 15 milhões de Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).

Viana ressaltou que a Prefeitura investiu o total de R$ 202 milhões na Saúde. Esse valor, segundo o secretário, representa 26,33% das receitas de impostos e transferências constitucionais, sendo 11,3% acima do que a legislação atual exige (15%).

Assim como vem afirmando desde o começo do mandato do atual prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL), Viana argumentou que, “como pode ser observado nos números da Execução Orçamentária e da Gestão Fiscal do município de Suzano, verifica-se o total controle das contas públicas e o cumprimento integral do que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal”.

Participaram da audiência os vereadores Joaquim Rosa (PL); André Marcos de Abreu (PSC), o Pacola; Artur Takayama (PL); Antonio Rafael Morgado (PDT), o professor Toninho; Edirlei Junio Reis (PSDB), o professor Edirlei; Lazario Nazaré Pedro (Republicanos), o Lázaro de Jesus; Leandro Alves de Faria (PL), o Leandrinho; em Marcos Antonio dos Santos (PTB), o Maizena

Questionamentos

O vereador Leandrinho perguntou sobre o investimento do valor arrecadado no IPTU de 2022 e como está a implantação de uma lei de sua autoria que autoriza o parcelamento do ITBI. Viana explicou que o total recebido referente ao IPTU estava composto dentro do orçamento como previsão de receita. Sobre o ITBI, o secretário disse que haverá a possiblidade de realizar o parcelamento do imposto tanto na prefeitura quanto nos cartórios da cidade.

O parlamentar Artur Takayama também perguntou sobre o IPTU. Ele quis saber quando os carnês estarão disponíveis para a população. Viana disse que já é possível baixar o documento no site da Prefeitura (www.suzano.sp.gov.br) e que o envio dos carnês físicos será iniciado a partir do dia 15 do mês que vem.

O vereador Professor Toninho Morgado elogiou a Secretaria de Planejamento e Finanças pelo IPTU online. Já o vereador Pacola questionou o secretário sobre a divida atual da Santa Casa de Suzano. Viana disse que esse dado é de responsabilidade do Conselho Fiscal da unidade de saúde.