Suzano conta com “Semana Municipal de Conscientização do autismo”
Descrição da Imagem: #PraCegoVer: Vereador Leandrinho discursando na Tribuna
Crédito da Foto: Ricardo Bittner
No dia 2 de abril é comemorado o “Dia Mundial de Conscientização do Autismo”. Em Suzano, a Lei municipal nº 5.099 de 2017, de autoria do vereador Leandro Alves de Faria (PR), o Leandrinho, criou a “Semana Municipal de Conscientização do Autismo”.
O parlamentar explicou que a Lei tem como finalidade promover ações para multiplicar informações sobre o autismo, por meio de palestras e material impresso e distribuído nos espaços públicos.
Neste mês, a Câmara de Suzano aprovou, por unanimidade, mais duas proposituras relacionadas ao autismo. De autoria do vereador André Marcos de Abreu (DEM), o Pacola, foi encaminhado ao prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR) um requerimento para a Secretaria de Saúde realizar estudos para centralizar o atendimento de autistas e seus familiares em uma sala específica.
Já de autoria do vereador Antonio Rafael Morgado (PDT), o professor Toninho Morgado, foi aprovado um projeto de lei que obriga os estabelecimentos públicos e privados da cidade a inserirem nas placas de atendimento prioritário o símbolo mundial do autismo. “As famílias de pessoas com autismo relatam a dificuldade de entrar em filas prioritárias, pois é difícil de identificar uma pessoa com autismo. A situação de uma fila, demorada e com muitas pessoas, é extremamente incômoda para um autista”, argumentou o parlamentar.