Suzano: Operação Natal Seguro começa amanhã (6)

5 de dezembro de 2023

Descrição da imagem #PraCegoVer: sentados na Mesa Diretiva estão, da esquerda para a direita, o GCM Classe Distinta Marcos Serafim Bragança, a vereadora Gerice Lione ao microfone, e o secretário Afrânio Evaristo da Silva.

A Operação Natal Seguro vai ser iniciada amanhã (6). A informação foi divulgada durante audiência pública da Secretaria de Segurança Cidadã que aconteceu ontem (4) na Câmara de Suzano.

A audiência foi comandada pela Comissão Permanente de Segurança Pública, que tem como presidente a vereadora Gerice Lione (PL), a esposa do Prefeito da Academia; como relator o parlamentar Jaime Siunte (PSDB); e como membro o vereador Lazario Nazare Pedro (Republicanos), o Lázaro de Jesus. O vereador Artur Takayama (PL) também esteve presente.

De acordo com o secretário da pasta, Afrânio Evaristo da Silva, a Operação Natal Seguro tem como objetivo fomentar o comércio local e promover a tranquilidade durante as compras de fim ano para consumidores e comerciantes. Ela é realizada em uma parceria da GCM, Polícia Militar e Civil e será realizada até o dia 31 de dezembro. O assunto foi abordado em um questionamento feito pelo vereador Lazario Nazaré Pedro (Republicanos), o Lázaro de Jesus.

Além disso, os vereadores perguntaram ao secretário sobre as ocorrências de perturbação de sossego; atendimento para retirada de abelhas e animais silvestres; uso das imagens captadas pela Central de Segurança Integrada (CSI); utilização dos fuzis; emendas dos deputados; assistência técnica das câmeras de vigilância; entre outros temas.

Dados

O secretário de Segurança Cidadã começou a audiência pública falando que a Guarda Civil Municipal (GCM) conta com 176 agentes, sobre a nova base que está instalada no Mirante do Sesc, espaço que foi inaugurado pela administração municipal no sábado passado (2), e da entrega da reforma da Base Operacional do Jardim Casa Branca “GCM José Inacio”, que contou com emenda parlamentar do vereador Givaldo Freitas dos Santos (PL), o Baiano da Saúde. Segundo o secretário, a GCM também terá uma sede nova. O valor licitado da reforma é de R$ 1.252.448,32.

Sobre o arsenal bélico, Silva falou que recentemente houve a doação de 70 revólveres da GCM de Guarulhos para Suzano. Além disso, a pasta adquiriu diversos itens para o uso dos agentes, como por exemplo, coletes balísticos (46 unidades, no valor total de R$ 53.498); boinas (206 unidades, no valor total de R$ 32.960); fardamento completo, que será utilizado pelos 44 agentes que estão no processo de formação (valor total de R$ 77.606); e computadores (12 unidades, no valor de R$ 49.866,60).

Também foram divulgadas na audiência pública as operações realizadas pela pasta entre maio e novembro deste ano. Nesse período, a GCM atendeu 445 ocorrências de perturbação de sossego, 53 ocorrências com entorpecentes (31 quilos no total), apreendeu sete menores, localizou 70 veículos e apreendeu 72 autos. Nas unidades municipais de ensino da cidade, a GCM conta com 1.252 câmeras.

Já o Grupamento de Proteção Ambiental realizou 128 apreensões de animais silvestres e fez 42 notificações ambientais. A Defesa Civil contabilizou 820 atendimentos.

A Patrulha Maria da Penha, que é referência no Estado de São Paulo, monitora 1.291 mulheres em risco de vida e realizou 12 prisões no período abordado na audiência.