Suzano terá Plano de Cirurgia Municipal

27 de setembro de 2023

Descrição da imagem #PraCegoVer: sentados na Mesa Diretiva da Câmara estão, da esquerda para a direita, o diretor de Vigilância Sanitária, Mauro Vaz; o vereador Márcio Malt; o secretário de Saúde Pedro Ishi (falando ao microfone) e a diretora jurídica da Saúde, Tânia Mara Porfírio.

O secretário de Saúde de Suzano, Pedro Ishi, revelou ontem (26) durante audiência pública realizada na Câmara, que a cidade contará com um Plano de Cirurgia Municipal. A ideia, segundo o gestor da pasta, é reduzir a fila de espera das pequenas e médias cirurgias. Ishi ressaltou que a pandemia agravou a situação dessas demandas e que a administração municipal está finalizando o projeto deste plano. Até o final do ano, as informações detalhadas da ação serão divulgadas.

A atividade, que tinha como objetivo a prestação de contas do segundo quadrimestre deste ano, foi comandada pelo vice-presidente do Legislativo, Márcio Alexandre de Souza (PL), o Márcio Malt; e contou com a participação dos vereadores Marcel Pereira da Silva (PTB), o Marcel da ONG; Gerice Lione (PL), a esposa do Prefeito da Academia; Artur Takayama (PL); Givaldo Freitas dos Santos (PL), o Baiano da Saúde; e André Marcos de Abreu (PSC), o Pacola.

A vereadora Gerice perguntou sobre o trâmite para familiares terem informações de pacientes que estão na Santa Casa e no Pronto-Socorro Municipal (PS) e a falta de alguns medicamentos nas unidades da rede. Ishi disse que a equipe vai estudar alternativas para facilitar o diálogo com os familiares de pacientes, no entanto ressaltou que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) impede algumas ações. Em relação aos medicamentos, ele disse que, às vezes, alguns itens ficam desabastecidos por questão de mercado e excesso de procura, mas que a Prefeitura tenta manter entre 85% a 92% dos medicamentos da cesta básica disponíveis.

Pacola solicitou melhorias para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Revista em relação à iluminação e acessibilidade. Ishi entendeu a importância das demandas e garantiu que sua equipe fará alterações no local. O parlamentar quis saber a data de inauguração da Clínica da Família do Jardim Dona Benta. O secretário informou que em 15 dias terá a previsão de entrega.

Márcio Malt solicitou providências para que as farmácias das unidades de saúde fiquem abertas todos  os dias da semana. Ele relatou que foi até um equipamento da pasta e o setor estava fechado. O vereador também pediu a inclusão de médicos dermatologistas na rede municipal e falou sobre a importância do tratamento preventivo e precoce do câncer de pele. Sobre as farmácias, Ishi disse que imprevistos com servidores podem acontecer, mas que a pasta está analisando melhorias.

Malt abordou também as estruturas de algumas unidades de saúde. Segundo o vereador, a Unidade de Saúde da Família (USF) do Jardim São José não tem o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e a USF do Jardim do Lago também está instalada em um prédio inadequado. Ishi falou que a unidade do Jardim São José está em processo de adaptações estruturais para sanar o problema. Além disso, a administração municipal está analisando a possibilidade de construir uma unidade para atender o Jardim São José e o Jardim do Lago.

O vereador Artur Takayama perguntou sobre um possível aumento nas campanhas de vacinação de animais. Ishi explicou que as vacinas são enviadas pelo governo estadual e que a quantidade que o município recebe não é suficiente para atender toda a demanda. O parlamentar pediu explicação sobre o funcionamento da Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross).

Essa central tem como objetivo a distribuição adequada dos pacientes para as vagas de atendimento nas áreas hospitalar e ambulatorial.

Quadrimestre

Antes de responder aos questionamentos, Ishi apresentou os números referentes à estrutura de atendimento no município, que conta com 55 equipamentos de saúde. De janeiro até agosto deste ano, a pasta realizou mais de 2,5 milhões de procedimentos (2.580.126).  O vídeo da atividade está disponível no canal TV Câmara Suzano no YouTube (www.youtube.com/TVCâmaraDeSuzano) e na página da Casa de Leis no Facebook (www.facebook.com/camarasuzano).