Vereador Artur Takayama parabeniza colônia japonesa pelos 113 anos da Imigração no Brasil

18 de junho de 2021

Descrição da Imagem:#PraCegoVer: Vereador Artur Takayma e outras pessoas, todo em pé, usando rapi (vestimento japonês), no Plenário da Câmara de Suzano.

Crédito da foto: Divulgação

A imigração japonesa no Brasil completa 113 anos hoje (18). Para comemorar a data, o vereador Artur Takayama oficializou uma moção de aplausos à colônia japonesa de Suzano. O documento foi aprovado por unanimidade na sessão da última quarta-feira (16).

Na propositura, o parlamentar fez um breve histórico sobre a chegada dos primeiros imigrantes no porto de Santos, em 18 de junho de 1908, no navio Kasato Maru. Na embarcação havia 781 pessoas. Atualmente, segundo o vereador, o Brasil abriga a maior população de origem japonesa fora do Japão. “Temos o privilégio de conviver com os imigrantes que nos ensinam e colaboram com a cultura local, destacando as danças, karaokês, comida típica, religião, entre outros e que também são parte da rotina e vida de todo suzanense”, afirmou.

Takayama também apontou a influência japonesa na cultura e no esporte. “E tantas outras profissões, continuando a contribuir para o crescimento e para a formação da nação brasileira”, disse.

Ele ainda fez questão de frisar a existência de associações nipo-brasileiras na cidade “por ajudar a manter a tradição” em Suzano.