Vereador Leandrinho apresenta balanço do mandato no 1º semestre

14 de julho de 2023

Descrição da imagem #PraCegoVer: vereador Leandrinho fala ao microfone na Tribuna da Câmara. Ele usa uma camisa social preta e um blazer cinza.

O vereador Leandro Alves de Faria (PL), o Leandrinho, apresentou o balanço das ações do seu mandato no primeiro semestre de 2023. O parlamentar, que está em sua segunda legislatura, destacou a lei complementar 382/2022, que instituiu o parcelamento do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).

A legislação havia sido publicada em dezembro do ano passado, mas aguarda regulamentação da Prefeitura de Suzano para entrar em vigor. De acordo com Leandrinho, ela tem o objetivo de trazer maior flexibilidade no pagamento da taxa. “Quem já comprou uma casa sabe muito bem que o ITBI é caro e, muitas vezes, por não ser pago, impede a legalização do imóvel”, disse. “A lei é um mecanismo para que o contribuinte se organize e cumpra suas obrigações tributárias”, explicou o parlamentar.

De acordo com a lei, o ITBI por Ato Oneroso “Inter Vivos” poderá ser dividido em até seis parcelas mensais e sucessivas. Calculado o valor do imposto, o contribuinte solicitará o parcelamento, que será concedido durante a lavratura do instrumento que servir de base à transmissão do bem imóvel e somente alcança os imóveis que não tenham débitos com o município.

Conquistas

Neste primeiro semestre, Leandrinho focou seu trabalho para as demandas dos bairros. Por isso, apresentou 113 requerimentos solicitando obras e melhorias à Prefeitura e outros órgãos. Também fez oito indicações e teve aprovadas três moções.

Entre as conquistas do mandato no período, o vereador destacou a limpeza e capinação do Corredor Ecológico e a poda de árvores da avenida Atlântica, no Jardim Revista. Leandrinho também realizou inúmeras vistorias a obras e equipamentos públicos, além de reuniões com secretários. “Para mim, o papel mais importante do vereador é ouvir a população e buscar soluções”, resumiu.

A Câmara de Suzano teve diversas audiências públicas no primeiro semestre, e o parlamentar participou de várias delas, tirando dúvidas sobre o que foi apresentado e fazendo sugestões aos representantes do poder público. Entre elas, Leandrinho ressaltou a audiência que debateu a segurança nas escolas, realizada em abril. “Esta é uma das minhas prioridades”, afirmou.

Em junho, Leandrinho entregou a Medalha Antônio Marques Figueira ao presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Suzano, Cláudio Aparecido dos Santos, o Ted, e ao secretário-geral da entidade, Carlos Amaro Alves Costa, o Grillo. As homenagens eram de sua autoria. “Eles são incansáveis defensores dos direitos trabalhistas, da valorização profissional e das condições dignas de trabalho para aqueles que dedicam suas vidas ao serviço da comunidade”, disse.