Vereador Maizena apresenta ações do 1º semestre de 2023

10 de julho de 2023


Descrição da imagem #PraCegoVer: vereador Maizena fala ao microfone na Tribuna da Câmara. Ele usa uam camiseta polo.

Foto: Ricardo Bittner

O vereador Marcos Antonio dos Santos (PTB), o Maizena, apresentou um balanço das suas ações no primeiro semestre de 2023. No período, o parlamentar apresentou 18 moções, cinco projetos de decreto legislativo e um projeto de lei, além de 215 ofícios e dois requerimentos acionando as secretarias competentes em trabalhos de zeladoria da cidade.

Devido à iniciativa do vereador, começou a vigorar no município a lei 5.434/2023, que tornou obrigatória a fixação de cartazes explicativos que demonstrem a aplicação da manobra de Heimlich em restaurantes, bares, lanchonetes, praças de alimentação de shopping centers e estabelecimentos similares. A manobra de Heimlich é uma técnica utilizada em casos de emergência por asfixia provocada por um pedaço de comida ou qualquer outro tipo de corpo estranho que fique preso nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar.

Segundo Maizena, a seu pedido foram feitas duas pistas de caminhada no Miguel Badra, localizadas nas ruas Belarmino Lucas Fernandes e Hélio Guimarães Lanzas.

Entre as moções apresentadas por Maizena, está a moção de apelo ao Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee) para que realize, com urgência, o desassoreamento do rio Tietê, do trecho de Suzano até a barragem do bairro da Penha, em São Paulo. O objetivo é o de prevenir alagamentos ocasionados pela falta de limpeza.

Os cinco projetos de decretos legislativos apresentados pelo parlamentar e aprovados pela Câmara concederam a Medalha Antônio Marques Figueira aos cabos do 32º Batalhão da Polícia Militar Metropolitana Cleber Damião Estevam de Farias, Ezequiel Barros de Almeida, Marcia Catarina da Silva Souza, Jefferson de Almeida Nero e Wagner Oliveira Coimbra. As homenagens foram entregues em sessão solene realizada no dia 22 de junho.

No semestre passado, Maizena também realizou a entrega de outras três homenagens: o Título de Cidadã Suzanense a Silvia Aparecida do Carmo Rangel, presidente da Associação de Assistência à Mulher, ao Adolescente e à Criança Esperança (Aamae); a Medalha Antônio Marques Figueira ao gerente de Manutenção da Companha de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Willian Ferreira dos Reis; e o Título de Cidadão Suzanense ao comerciante Edison Luis Aroni.