Vereador por Um Dia: prefeito, vice e vereadores eleitos pela Guarda Mirim são empossados no Legislativo

12 de abril de 2024

Descrição da imagem #PraCegoVer: de pé no Plenário da Câmara, aspirantes da Guarda Mirim eleitos como prefeito, vice e vereadores posam para foto segurando os diplomas recebidos no Legislativo. Atrás deles, na Mesa Diretora, estão os vereadores e demais autoridades presentes no evento.

A Câmara de Suzano realizou na manhã de hoje (12) mais uma edição do “Vereador Por Um Dia” com aspirantes da Guarda Mirim. No Plenário da Casa de Leis, os jovens eleitos no Projeto Voto Consciente, desenvolvido todos os semestres pela entidade, fizeram juramento e foram diplomados de forma simbólica nos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores. Cerca de 150 adolescentes que participaram do projeto acompanharam o evento da Galeria.

O presidente do Legislativo, Joaquim Rosa (PL), conduziu o evento. Ele disse que é uma honra para a Câmara fazer a posse dos eleitos pela Guarda Mirim de forma simbólica e destacou a importância cívica do projeto Voto Consciente: “É um momento de aprendizado, em que vocês ficam sabendo como é o andamento dos trabalhos aqui na Casa de Leis”.

O parlamentar Antonio Rafael Morgado (PSD), o professor Toninho Morgado, disse que sempre é um momento de grande emoção estar com os aspirantes da Guarda Mirim. “Quero aqui dizer que vocês estão no caminho certo. Viemos nesse mundo com uma missão, um propósito. Encontre a sua missão, porque a sociedade precisa de você e, em breve, essas cadeiras (da Câmara) estarão esperando por você”, afirmou.

Já a vereadora Gerice Lione (PODE) falou da importância da vivência da democracia que o projeto Voto Consciente permite aos aspirantes da Guarda Mirim, bem como de se eleger mais mulheres. “Hoje somos 19 vereadores, infelizmente somente uma mulher. A gente lutou tanto pra hoje estar aqui, e precisamos lutar mais para conseguir mais espaço”, ressaltou.

O parlamentar Artur Takayama (PL) cumprimentou toda a equipe da Guarda Mirim pela realização do projeto. “Sabemos o quão difícil é realizar um evento, que foi conduzido por vocês de forma brilhante.”

O vereador Leandro Alves de Faria (PL), o Leandrinho, disse estar feliz de participar do evento: “Ver o futuro espelhado no rosto de cada um, o brilho nos olhos, nos empolga muito. Vi hoje o preparo de todos vocês, é dessa forma que vamos atingir uma cidade melhor.”

O parlamentar Marcos Antonio dos Santos (PRD), o Maizena, contou que tinha o sonho de ser aspirante da Guarda Mirim, mas não conseguiu. “Nem tudo que a gente sonha se torna realidade, mas não podemos perder a esperança. E esse sonho foi realizado porque todos vocês estão (na Guarda Mirim)”, afirmou.

Também participou da sessão simbólica o vereador Pedro Ishi (PL).

Eleitos

Nesta edição do Projeto Voto Consciente, os eleitos foram os aspirantes da Guarda Mirim Kaue Gomes dos Anjos (prefeito), Kauanny de Souza Paulino da Silva (vice-prefeita), Geovanna Pedroso Miranda, Igor de Souza Nogueira, Yuri Barreto de Brito e Milene Machado Santos (vereadores). Por ter sido a parlamentar mais votada do projeto, Geovanna Pedroso Miranda assumiu a cadeira do presidente da Casa de Leis e chamou os demais eleitos para fazerem uso da palavra na Tribuna da Câmara.

O prefeito eleito e empossado Kaue Gomes dos Anjos agradeceu aos educadores do Projeto Voto Consciente e aos seus eleitores. “Aprendi a importância do voto em nossas vidas e como o nosso voto interfere diretamente no futuro do nosso município, estado ou país. Não há outra pessoa além do eleitor que possa fazer diferente e é por este motivo que devemos avaliar nossas escolhas, exercendo o voto com responsabilidade.”

Já a vice-prefeita Kauanny de Souza Paulino da Silva disse que o projeto contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional dos aspirantes. “No decorrer de todo o processo, aprendemos a importância que o nosso voto tem e que devemos fazer escolhas assertivas pensando no amanhã.”

Por sua vez, o vereador Igor de Souza Nogueira destacou que o Projeto Voto Consciente desenvolve nos alunos “um senso ético para que possa exercer sua cidadania para o bem de toda a população, seja do município, da cidade ou do país”.

O também vereador Yuri Barreto de Brito afirmou que as experiências vivenciadas com o projeto irão marcá-lo para sempre, como indivíduo e na carreira profissional. “No processo desenvolvi e aprimorei competências extremamente necessárias, como a comunicação, a liderança e em especial o trabalho em equipe.”

A vereadora Milene Machado Santos agradeceu pela oportunidade dada pelo projeto: “Sou muito grata pela oportunidade e garanto que darei o meu melhor para fazer jus ao voto de vocês”, disse.

Vereadora mais votada, Geovanna Pedroso Miranda disse que aprendeu muito sobre as necessidades e anseios da população. “Entendo melhor os desafios da nossa cidade e de buscar soluções para os problemas enfrentados pela nossa comunidade. Foi uma experiência transformadora e que me fez crescer também como pessoa.”

O presidente da Diretoria Executiva da Guarda Mirim de Suzano, Jamil Marques Figueira, fez um panorama histórico do voto, lembrando que votar e ser votado nem sempre foi um direito no Brasil, e ressaltou que a eleição para os cargos de prefeito e vereador de 2024 se aproxima. “É fundamental que cada eleitor faça a sua opção de modo consciente e com seriedade, pois sempre será sempre melhor que um voto não consciente, como um voto vendido, anulado ou feito por brincadeira”, disse.

Também compuseram a mesa de autoridades do evento Nelsilene Aparecida da Cunha Francisco, membro do Conselho Deliberativo da Guarda Mirim; a psicopedagoga da entidade Elen Tamires; o tesoureiro Geraldo José Taplete; a coordenadora pedagógica Alessandra Gonçalves; e a supervisora administrativa Soraia Gonçalves.