Vereador professor Toninho Morgado destaca ações do 1º semestre

11 de julho de 2023

Descrição da imagem #PraCegoVer: de pé, vereador professor Toninho Morgado fala ao microfone na Tribuna da Câmara.

O vereador Antonio Rafael Morgado (PDT), o professor Toninho Morgado, destacou as ações realizadas no primeiro semestre de 2023. Durante o período, o parlamentar apresentou 86 requerimentos, cinco indicações, seis moções e dois projetos de lei.

Desde o início do ano, o professor Toninho Morgado ainda encaminhou 139 ofícios a órgãos oficiais, como o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), a Prefeitura de Suzano, a Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo (Sabesp), o Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee),  a MRS Logística, a Renovar Saneamento Ambiental e a EDP (concessionária de energia elétrica).

O vereador conta que acompanhou de perto e fiscalizou a aplicação dos recursos provenientes de suas emendas impositivas, que foram destinados à aquisição de abrigos, Academias ao Ar Livre e compra de medicamentos para a melhoria da cesta oferecida pelo município, além de obras de infraestrutura nos principais bairros do Distrito de Palmeiras, como o Santa Rita de Cássia, a rua Sebastião Moreira e a rua José de Araújo Junior. Ainda foram destinados recursos de emendas à Santa Casa de Misericórdia de Suzano.

Por meio de ofícios, professor Toninho Morgado solicitou à Prefeitura a conclusão da pavimentação dos bairros Parque Palmeiras e Jardim São Luís, bem como o asfalto para os bairros Parque Heroísmo, Chácara São Judas Tadeu, Rincão das Lendas, a rua Santa Clotilde e a estrada do Ramal Tanaka, no Recreio Rio Bonito. O parlamentar também pediu a ligação de água e esgoto para os bairros Caulim, Cerejeiras, Nossa Senhora Aparecida 1 e 2, Jardim Dora, Ipelândia e Recreio Rio Bonito.

“Em parceria com o deputado estadual André do Prado, foi possível realizar a pavimentação da rua da feira, da rua José de Araújo Junior, bem como o lançamento da pedra fundamental do Terminal Rodoviário de Palmeiras”, relembrou professor Toninho Morgado. “As emendas conquistadas também foram direcionadas para a construção de lombadas no Jardim São Luís e na rua Apolinário José Luís de Souza. Em visita ao DER, com apoio do deputado estadual, conquistamos faixas de pedestres na rodovia Índio Tibiriçá, próximo ao bairro Estância Americana”, completou.

O vereador ainda afirma que tem participado ativamente do processo de regularização dos bairros Vila Fátima, Estância Americana, Cinco Pinheiros e Jardim Brasil 2. Conta que sua atuação junto à Secretaria de Meio Ambiente e ao DAEE resultou no desassoreamento do rio Taiaçupeba Mirim e do córrego das Lavras.

Já em parceria com a EDP, professor Toninho Morgado conta que foi possível agilizar a substituição de vários postes de madeira por postes de concreto em diversos bairros de Palmeiras, assim como ampliar a iluminação pública com a instalação de novos braços de luminárias.

Leis

Professor Toninho Morgado é autor da lei 5.440/2023, que autoriza o Executivo Municipal a conceder auxílio financeiro às mulheres vítimas de violência doméstica. Também foi o responsável por apresentar a lei 5.437/2023, que incluiu a festa Pet Benção de São Francisco no calendário oficial de eventos da cidade.