Vereador professor Toninho Morgado se reúne com Conselho da Pessoa com Deficiência

29 de março de 2018

Reunião Toninho Maurimar 29-3-18 - Ricardo Bittner

Descrição da imagem #PraCegoVer: sentados, da esquerda para a direita: o presidente do CMDPD, Maurimar Bosco Chiasso Filho; o vereador professor Toninho Morgado; e o coordenador dos conselhos, Carlos Araújo. Foto: Ricardo Bittner

O vereador Antônio Rafael Morgado (PDT), o professor Toninho Morgado, se reuniu na tarde de hoje (29) em seu gabinete com o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), Maurimar Bosco Chiasso Filho, e o coordenador dos conselhos, Carlos Alberto Santiago de Araújo. O objetivo do encontro foi o de dar continuidade às ações para a efetiva implementação do projeto de Lei que obriga os estabelecimentos públicos e privados da cidade a inserirem nas placas de atendimento prioritário o símbolo mundial do autismo. A propositura foi aprovada por unanimidade na sessão ordinária de ontem (28), que contou com a presença, na Galeria da Casa de Leis, de familiares de crianças com transtornos do espectro autista vestidas de camiseta azul, a cor que representa o autismo. O projeto será encaminhado para apreciação do Executivo.

Sessão Ordinária 28-3-18 004 - Ricardo Bittner

Descrição da imagem #PraCegoVer: abaixado e ao centro, vereador professor Toninho Morgado com grupo de familiares antes da sessão que votou o projeto de lei. Todos vestem camiseta azul e alguns seguram bexigas azuis. Foto: Ricardo Bittner

Professor Toninho Morgado disse a Chiasso Filho e Araújo que apresentou o projeto de Lei atendendo à solicitação de um grupo de mães que o procurou para falar do assunto. No texto do projeto, o parlamentar explica a importância da presença da “fita quebra-cabeça” (símbolo do autismo): “As famílias de pessoas com autismo relatam a dificuldade de entrar em filas prioritárias, pois é difícil de identificar uma pessoa com autismo. A situação de uma fila, demorada e com muitas pessoas, é extremamente incômoda para um autista”, argumentou.

O parlamentar explicou que quer fazer uma parceria com o CMDPD para garantir que o projeto seja realmente implementado no município, além de conhecer outras plataformas das pessoas com deficiência na cidade. “Quero somar com vocês. Por isso, coloco meu mandato à disposição”, afirmou.

O presidente do CMDPD elogiou a iniciativa do vereador e disse que a proposta é bem-vinda.

O que é o autismo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é o nome dado para diversas desordens complexas do desenvolvimento do cérebro, antes, durante ou logo após o nascimento. Esses distúrbios se caracterizam pela dificuldade na comunicação social e comportamentos repetitivos. Embora todas as pessoas com TEA partilhem essas dificuldades, o seu estado irá afetá-las com intensidades diferentes. [Com informações do site www.institutopensi.org.br]