Vereador Zé Lagoa pede conscientização para acabar com trotes ao Samu
No primeiro quadrimestre deste ano, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) recebeu 1.379 trotes, ou seja, mais de 340 ligações por mês que foram realizadas com o objetivo de atrapalhar o serviço médico. O vereador José Silva de Oliveira (PMDB), o Zé Lagoa, faz um apelo à população para combater esta prática que pode resultar em morte. “Um trote ocupa a linha e um atendente que está lá para iniciar o resgate de uma pessoa. Em casos graves, a demora para a chegada do Samu pode resultar em morte”, disse.
Este número referente ao total de trotes recebidos pela equipe foi informado na manhã de hoje pelo secretário de Saúde, Luis Cláudio Rocha Guillaumon, durante visita realizada pelo vereador Zé Lagoa à base do Samu. “A maior parte dessas ligações são feitas por crianças. Por isso é de extrema importância que os pais conversem com os seus filhos para explicar a seriedade do assunto”, comentou Guillaumon.
Durante a vista, o chefe da pasta explicou ao parlamentar que o Samu de Suzano segue à risca a padronização do Ministério da Saúde em relação à quantidade de ambulâncias. “O Ministério da Saúde recomenda quatro viaturas, sendo três básicas e uma de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Seguimos esta padronização aqui em Suzano”, revelou. O secretário também disse que em breve irá à Brasília para reivindicar novas ambulâncias para Suzano. “Nós vereadores não temos vaidade. Estamos todos unidos para batalhar pelo o que for preciso para ajudar a nossa população”, ressaltou Zé Lagoa.
Guillaumon contou ao vereador que o Samu da cidade é referência na qualidade de atendimento. “Já fomos visitados por equipes de Avaré, Franca, Hortolândia, Araraquara e até mesmo por um bombeiro dos Estados Unidos”, falou.
Casa Branca
Aproveitando o encontro com o secretário de Saúde, Zé Lagoa questionou sobre a previsão de início das obras de melhoria na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Parque Residencial Casa Branca. “É a prioridade começar por lá. Esta unidade é muito importante para a cidade e precisa de uma atenção maior”, opinou Guillaumon. “Com a saúde não se brinca. Coloco meu mandato à disposição tanto da população como para o secretário para que, juntos, possamos melhorar o serviço na cidade”, disse o vereador. “Assim como diz o lema do Samu: ‘Juntos somos melhores’, eu agradeço o apoio do Zé Lagoa para o bem de Suzano”, finalizou o secretário.