Vereadores acompanham apresentação do 1º ônibus elétrico do transporte público da região

21 de fevereiro de 2022


Descrição da Imagem:#PraCegoVer: Autoridades de Suzano, todos em pé, ao lado de um ônibus.

Crédito da foto: Wanderley Costa/Prefeitura de Suzano

O primeiro ônibus elétrico do Alto Tietê foi apresentado aos vereadores da Câmara de Suzano, na tarde de hoje (21). Os parlamentares Leandro Alves de Faria (PL), o  Leandrinho; Artur Takayama (PL); Edirlei Junio Reis (PSDB), o Professor Edirlei; Gerice Lione (PL), a esposa do Prefeito da Academia; José Oliveira Lima (PDT), o Zé Oliveira; Marcel Pereira (PTB), o Marcel da ONG; Lazario Nazare Pedro (Republicanos), o Lázaro de Jesus; e Max Eleno Benedito (Pode), o Max do Futebol, acompanharam a atividade, realizada pela administração municipal e pela Radial Transporte, que aconteceu em frente ao Paço Municipal “Prefeito Firmino José da Costa”, onde o novo modelo estava exposto.

A apresentação sobre suas funcionalidades e particularidades foi feita dentro do próprio ônibus elétrico, em uma breve viagem pelas ruas da cidade. Na ocasião, todos os presentes puderam acompanhar de perto o desempenho do automóvel, que é mais estável, silencioso e espaçoso.

Segundo informações da prefeitura, o ônibus elétrico já começa a circular pela cidade nesta semana, ainda em fase de testes. Ele terá um rodízio de itinerários para poder atender vários bairros. O seu rendimento em cada trajeto será analisado pela Radial para identificar a viabilidade do modelo em cada linha e a performance da bateria em cada viagem. Esta etapa de análise é essencial para a implementação dos modelos na cidade de forma eficaz e estratégica. A medida contou com um investimento de R$ 2,5 milhões por parte da concessionária.

Oferecendo viagens mais confortáveis e seguras, o novo modelo de testes terá autonomia de rodagem de cerca de 150 quilômetros por recarga. Já a versão a ser posteriormente implementada apresenta rendimento maior, de aproximadamente 250 quilômetros. Ambos contam com recurso de acessibilidade, ar condicionado próprio e capacidade de transportar 80 passageiros, entre pessoas sentadas e de pé.

O grande destaque da aquisição fica por conta de suas contribuições para a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável. Cada ônibus elétrico representa uma redução de 164 toneladas de CO2 emitidos na atmosfera por ano. O corte de poluentes equivale ao plantio de 1.173 árvores. Além dos gases, o modelo também diminui o consumo municipal de combustíveis fósseis, cuja queima contribui para o aquecimento global, além de gerar possíveis problemas respiratórios por conta da fumaça.