Vereadores de Suzano discutem amanhã (24) PL que obriga RG Animal eletrônico para cães e gatos

23 de abril de 2024

Descrição da imagem #PraCegoVer: de pé na Tribuna da Cãmara, vereador Marcel da ONG fala ao microfone. Ele usa uma camiseta azul marinho.

Está na pauta da sessão ordinária de amanhã (24) da Câmara de Suzano, às 18 horas, a discussão e votação do projeto de lei que obriga o Registro Geral Animal (RGA) eletrônico e pingente para cães e gatos no município. A propositura é de autoria do vereador Marcel Pereira da Silva (PRD), o Marcel da ONG.

O projeto de lei determina que o cadastro dos animais domésticos e de estimação deve ser feito no site da Prefeitura de Suzano. Se aprovado, será necessário informar dados do tutor (nome, endereço eletrônico, CPF, documento com foto, endereço completo, comprovante de endereço e telefone de contato) e do animal (nome, data de nascimento, espécie, raça, sexo, cor, foto, a informação se é castrado e o número do microchip, caso o animal o tenha).

A propositura dispõe que, a partir destas informações, a Secretaria de Meio Ambiente confeccionará a identificação, que será enviada por e-mail aos tutores, que também serão informados sobre a retirada do pingente a ser colocado no animal.

Também está previsto no projeto de lei que os animais cadastrados usufruam de castração, vacinação e atendimento veterinário gratuitos.

Na justificativa da propositura, o vereador explica que o objetivo com o RG Animal eletrônico e do pingente para cães e gatos é que ocorra a diminuição do número de animais abandonados ou perdidos. “O RGA é importante para os animais, para os tutores e para a administração municipal. O cadastro das informações nos permite direcionar esforços para garantir as ações necessárias de proteção aos cães e gatos do município”, diz Marcel da ONG. “Teremos mais dados sobre os animais, que nos ajudará na construção de políticas públicas relacionadas ao tema.”

A sessão ordinária terá início às 18 horas e pode ser acompanhada na sede do Legislativo suzanense (rua dos Três Poderes, 65, Jardim Paulista) ou de forma online, pelo canal TV Câmara Suzano no YouTube (www.youtube.com/TVCâmaraDeSuzano) ou pela página da Casa de Leis no Facebook (www.facebook.com/camarasuzano).