Vereadores de Suzano votam projeto que estabelece protocolo para controle populacional de animais

8 de agosto de 2023

Descrição da imagem #PraCegoVer: de pé, o vereador Marcel da ONG fala ao microfone na Tribuna da Câmara. Ele usa uma camisa polo branca.

Os vereadores de Suzano votarão amanhã (9) um projeto de lei que tem o objetivo de instituir no município o protocolo Captura, Esterilização e Devolução (CED) para controle populacional de cães e gatos sem tutor reconhecido. A propositura é de autoria do vereador Marcel Pereira da Silva (PTB), o Marcel da ONG.

O parlamentar justifica que cabe ao poder público zelar pelos animais, assim como à coletividade. “Ocorre que, na maioria dos casos, os cães e gatos que precisam de castração vivem nas ruas ou são cães comunitários, que não têm para onde voltar após a recuperação cirúrgica”, explica. “Estando de volta às ruas esterilizados, não ficarão procriando e, muito menos, transmitindo doenças entre eles. A castração é uma questão de saúde pública”, pontua.

De acordo com a propositura, o protocolo CED poderá ser realizado por órgãos municipais, por instituições não governamentais e por protetores independentes. O projeto destaca que a captura deverá ser realizada sem sofrimento e com o mínimo estresse do animal, que poderá ser microchipado e identificado.

O projeto destaca que o pós-cirúrgico será de responsabilidade de quem fez a captura do animal, e que os cães e gatos que passarem pela esterilização serão devolvidos ao seu local de origem após a recuperação.

Sessão

A sessão ordinária é aberta ao público e é realizada no Plenário da Casa de Leis, que fica na rua dos Três Poderes, 65, Jardim Paulista, com início às 18 horas.

Também é possível acompanhar ao vivo, de forma online, pelo canal TV Câmara Suzano no YouTube (www.youtube.com/TVCâmaraDeSuzano) ou pela página da Casa de Leis no Facebook (www.facebook.com/camarasuzano).