Vereadores e funcionários da Câmara de Suzano são entrevistados para documentário sobre o antigo Paço Municipal

6 de outubro de 2023

Descrição da imagem #PraCegoVer: Joaquim Rosa sorri durante entrevista para o documentário. Ele está de pé, de frente para um microfone, em frente às escadarias do antigo Paço Municipal. À frente dele, é possível ver uma câmera e um entrevistador de costas.

O presidente da Câmara de Suzano, Joaquim Rosa (PL), e o vereador Jaime Siunte (PSDB) foram entrevistados na tarde de hoje para o documentário sobre a história do antigo Paço Municipal, local que atualmente abriga o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). O projeto é realizado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Suzano (Compac), com o objetivo de tornar o prédio um patrimônio público, por meio do tombamento.

Joaquim Rosa revelou que participava de reuniões partidárias no local, que de 1952 a 1993 abrigou a Prefeitura, e até os anos 2000 foi a sede do Poder Legislativo. “A ideia do tombamento é excelente, este é um patrimônio que tem que ser preservado”, afirmou.

Jaime Siunte contou que seu pai trabalhava como contínuo no prédio e que o auxiliava, ainda criança, a encerar o Plenário. Quando suplente de vereador, em 1993, chegou a assumir uma cadeira no local.

Também participaram das gravações das entrevistas o diretor geral de Planejamento e Gestão do Legislativo, Júlio Mayer; a diretora de Recursos Humanos, Simone Alencar, e a assessora técnica de Recursos Humanos, Rita de Cássia Eiras Canton Moraes, que trabalharam no local na década de 1990.

Além deles, ex-vereadores e ex-funcionários que atuaram no antigo Paço Municipal entre as décadas de 1950 a 1990 também deram entrevistas. O documentário será utilizado pelo Compac como material de pesquisa para o tombamento.