Vereadores elogiam instalação do Caep em Suzano

11 de abril de 2024

Descrição da imagem #PraCegoVer: de pé, vereador Joaquim Rosa fala ao microfone na Tribuna da Câmara. Ele usa blazer escuro e camisa social rosa.

A inauguração da Companhia de Ações Especiais de Polícia (Caep) foi elogiada pelos vereadores da Câmara de Suzano na sessão ordinária de ontem (10).

A unidade está instalada nas dependências do 32º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M), no Jardim Monte Cristo, e foi oficialmente inaugurada em um evento que contou com a presença do prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL), o secretário estadual de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), o deputado André do Prado (PL), e de vários vereadores.

A vereadora Gerice Lione (PODE) e o vereador Joaquim Rosa (PL) abordaram a inauguração e a futura criação de um Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep). Segundo informações da Prefeitura, a “Caep servirá para estruturar o efetivo de militares para a chegada de novos policiais que vão compor essa unidade no futuro. A companhia foi criada dentro da própria Polícia Militar para atuar de forma especializada no combate ao crime, agindo de forma semelhante aos padrões do Batalhão de Policiamento de Choque”. A nova unidade atenderá, além de Suzano, outras sete cidades do Alto Tietê sob responsabilidade do Comando de Policiamento de Área Metropolitana 12 (CPA/M-12): Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Salesópolis.

Votação

Os vereadores aprovaram dois itens. O primeiro foi o projeto de lei, de autoria da Prefeitura, que trata sobre autorização para o Executivo subvencionar a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia, no período de abril a dezembro deste ano, para o desenvolvimento de suas atividades.

O segundo item aprovado foi o projeto de decreto legislativo, de autoria do vereador Pedro Ishi (PL), que concede a Medalha Antônio Marques Figueira ao tenente coronel da Polícia Militar Gilberto Tsutomu Ito.

A votação do projeto de lei, de autoria do Executivo, que regulamenta a Lei Federal nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, para dispor sobre o acesso a informações no âmbito do Poder Executivo do município foi adiada por até 30 dias por solicitação do vereador Leandro Alves de Faria (PL), o Leandrinho.