Vereadores trazem dúvidas da população em audiência da saúde na Câmara de Suzano

30 de setembro de 2019


Descrição da imagem #PraCegoVer: O secretário de Saúde, Luís Cláudio Rocha Guillaumon, falando ao microfone durante a apresentação. 

Foto: Ricardo Bittner 

Durante audiência pública de prestação de contas do segundo quadrimestre de 2019, realizada na manhã de hoje (30) no Plenário da Câmara de Suzano, os vereadores trouxeram dúvidas e pedidos população. O encontro foi conduzido pela presidente do Legislativo, Gerice Lione (PL), a esposa do Prefeito da Academia, e contou com a participação dos parlamentares Alceu Cardoso (Republicanos); Leandro Alves de Faria (PL), o Leandrinho; Lisandro Frederico (PSD); e Neusa dos Santos Oliveira (PSD), a Neusa do Fadul.

O secretário de Saúde, Luís Cláudio Rocha Guillaumon, abriu a apresentação dizendo que a prestação de contas coincidia com os 1 mil dias do atual governo. Ele informou que, de maio a agosto, foram feitos pela pasta 1.586.689 procedimentos, que incluem as áreas de Atenção Básica (consultas, atendimentos e acompanhamentos médicos; diagnósticos; e tratamentos odontológicos), de Especialidades médicas (Laboratório Municipal; Ambuluatório de Especialidades Médicas e Odontológicas; Saúde Mental; Vigilâncias em Saúde; Fisioterapia; e Ambulatório de Tuberculose) e de Urgência e Emergência (Pronto-socorro Municipal Adulto, Pronto- socorro Municipal Infantil, Santa Casa de Misericórdia, Pronto-atendimento de Palmeiras e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência – Samu 192).

Guillaumon destacou alguns prêmios recebidos pelo município na área de saúde no período, como o primeiro lugar em “Qualidade nas Ações de Controle da Tuberculose no Fórum Estadual da Tuberculose de São Paulo 2019 e a primeira colocação na etapa estadual do Prêmio Nacional do Conselho Federal de Odontologia (CFO) de Saúde Bucal 2019. Ele também ressaltou a importância do trabalho da Ouvidoria, que mostra o que a população vede problemas e o que pode ser feito para melhorar.

Questionamentos

A partir de solicitações que recebe da população, a vereadora Gerice Lione perguntou sobre a possibilidade de se estender a Estratégia Saúde da Família para outras unidades básicas de saúde (UBSs) do município. O vereador Leandrinho disse receber muitas reclamações sobre atendimento e marcação de consultas. Ele também sugeriu que seja feita uma melhor divulgação em cada bairro sobre o funcionamento do agendamento de consultas de cada unidade de saúde.

Já Lisandro Frederico questionou sobre o sistema de agendamento de consultas em um único dia da semana, como é realizado em algumas UBSs. Ele também perguntou sobre a contratação de médicos, sobre as dificuldades para se realizar ultrassons na rede pública do município e sobre a fiscalização realizada pela Vigilância em Saúde no Pronto-Socorro Municipal e na Santa Casa.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Cleide Tomioka, também participou da audiência.