Vereadores votam amanhã (14) projeto para criação de central de intérpretes de Libras

13 de dezembro de 2022

Descrição da imagem #PraCegoVer: fachada da Câmara de Suzano, com bandeiras hasteadas na lateral e céu azul ao fundo.

Na sessão ordinária de amanhã (14), a partir das 18 horas, os vereadores de Suzano votarão o projeto de lei que autoriza o Executivo a criar a Central Municipal de Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A propositura é de autoria do vereador Jaime Siunte (PSDB).

De acordo com o parlamentar, a proposta de legislação se baseia na de outros municípios, como São Paulo. “A falta da linguagem tem graves consequências para o indivíduo no que se refere ao seu desenvolvimento emocional, social e intelectual. O objetivo do projeto é garantir atendimento de qualidade a pessoas surdas por meio de serviços de tradução e interpretação, além de facilitar o acesso aos serviços públicos”, detalha.

Entre os serviços que podem ser facilitados pela central, o vereador cita, na justificativa do projeto, o agendamento e o acompanhamento a consultas médicas no Sistema Único de Saúde (SUS) e a outros setores públicos, de forma presencial ou a distância.

De acordo com o projeto, os profissionais da Central Municipal de Intérpretes de Libras atuarão no atendimento de todos os órgãos da administração pública municipal, nos conselhos tutelares e, a critério da autoridade competente, poderão prestar atendimento em locais como delegacias de polícia, desde que respeitadas as disponibilidades.

A proposta de legislação também estabelece que os profissionais tenham, além de habilidade comprovada em Libras, o ensino médio completo.

Empresa Cidadã

Também amanhã (14), a partir das 19 horas, haverá uma sessão solene para a entrega do título de Empresa Cidadã para Auto Escola Omega. A homenagem é de autoria do vereador Fábio Diniz (PTB).

A Auto Escola Omega foi fundada em 1988. Atualmente é gerida pelo empresário Willian Carlos Dias da Silva. Segundo o parlamentar, a empresa “é reconhecida com uma autoescola de excelência, com alto índice de aprovação”.

As sessões ordinária e solene serão realizadas no Plenário do Palácio Deputado José de Souza Candido (rua dos Três Poderes, 65, Jardim Paulista) e são abertas ao público. Também poderão ser acompanhadas ao vivo, de forma online, pelo canal TV Câmara Suzano no YouTube (www.youtube.com/TVCâmaraDeSuzano) ou pela página da Casa de Leis no Facebook (www.facebook.com/camarasuzano).