ATA Nº 019/2021

COMISSÃO PERMANENTE DE EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE E TURISMO

Aos 22 dias do mês de setembro de 2021, às 10:40 horas na sala de reuniões “Gilmar Arena” da Câmara Municipal de Suzano, situada na Rua Três Poderes, 65, neste município, estando presente o vereador Artur Yukio Takayama, compareceu o vereador Antonio Rafael Morgado, ausente o vereador Edirlei Junio Reis no ato representado por seu assessor Evaristo J. Neto, membros da Comissão Permanente de Educação, Cultura, Esporte e Turismo.
Presentes também:
Secretário Municipal de Esportes – Arnaldo Marin Junior.
Presentes também:
Tais e Ricardo – representando a Assessoria de Imprensa
Juvenal Antonio da Silva – Coordenador Comissões Permanentes

Iniciada a reunião sob a presidência do vereador Artur Yukio Takayama, este agradeceu a presença do Sr. Secretário e enumerou os assuntos que seriam objetos da reunião:

Quando serão retomadas as atividades esportivas no município?

Como estas atividades ficaram durante a pandemia?.

Existe algum planejamento para a retomada das atividades?

O que é desafiante nesse momento?

Como o munícipe deve proceder para ter acesso à Secretaria?

Como o munícipe deve fazer para apresentar um projeto à Secretaria?

Explanar sobre a realização dos campeonatos no Estádio Marques Figueira

O Vereador Antonio Rafael Morgado – Prof. Toninho Morgado – por seu turno, questionou:

Como ficou a situação dos moradores da Vila Fátima com relação às atividades esportivas? E o campo da Vila Fátima?

Como está atualmente a situação do PELC?

O que se pode fazer com relação ao esporte no bairro Ana Rosa?

Após estes questionamentos, o Secretário Arnaldo Marin – Nardinho – fez os esclarecimentos detalhadamente:

Primeiramente, informou que o prefeito autorizou a liberação em torno de 70% das atividades esportivas, após as vacinações neste estágio da pandemia.

Informou que a vacinação dos adolescentes e jovens da faixa etária de 12 a 17 anos ainda não foi concluída, havendo muitos que praticam esportes e necessitam ser vacinados.

Que a Secretaria segue o cronograma do Governo do Estado de São Paulo, que prevê a volta de público somente a partir de novembro, obedecidos todos os protocolos.

Esclarece que neste período de paralisação, as estruturas esportivas estão sendo revitalizadas, com previsão para término até o final do ano.

O Complexo Esportivo Paulo Portela está sendo revitalizado após ter sido utilizado por moradores de rua, no período da pandemia.

Diz que em 2019 16.400 pessoas foram assistidas em todas as modalidades esportivas no município, e após o retorno desta longa paralisação estão trabalhando para atender um número maior.

Que a proposta do novo governo do atual prefeito Rodrigo Ashiuchi é um planejamento para 4 anos, com preparação de parques, ginásios para atender toda a demanda de atividades de prática esportiva.

Em resposta ao vereador Prof. Toninho Morgado, esclareceu sobre a parceria do esporte com a secretaria da educação, quanto a criação da jornada estendida, que consiste na prática de esportes pelos alunos, após as aulas teóricas.

Neste planejamento está incluída a construção do Centro Desportivo de Palmeiras.

Respondendo ao vereador Artur, informou que os campeonatos de futebol para os veteranos, sessentões, cinqüentões e quarentões, já estão sendo retomados com o cumprimento de todos os protocolos.

Indagado pelo vereador Prof. Toninho Morgado, sobre o campo da Vila Fátima, disse que esteve no local, fez contatos com lideranças do bairro e após com o Secretário do Meio Ambiente André Chiang, a quem solicitou estudos sobre meio ambiente no local para liberação da área para o campo de futebol.

O vereador Prof. Toninho Morgado sugeriu agendar uma reunião com o Secretário de Meio Ambiente André Chiang no sentido de agilizar esse assunto..

Quanto ao PELC o secretário Nardinho disse que nos governos anteriores, desde o Marcelo Cândido havia uma liberação de R$ 1.900.000,00 (Um milhão e novecentos mil reais) que só foi efetivamente liberada no primeiro governo do Rodrigo, por intermédio do secretário da Cultura Geraldo Garipo. Em 2020 o governo deu continuidade à sua aplicação, na área da Cultura, mas em 2021 o atual secretário da Cultura Valmir Pinto resolveu não utilizar os recursos do PELC, por isso que parou.

O vereador prof. Toninho Morgado questionou o secretário sobre o Projeto Ipelândia na área de esportes. O secretário informou da dificuldade de atuação naquela região, uma vez que o bairro é muito grande e os pontos de prática esportiva ficam muito distantes um do outro.

Quanto à indagação sobre o Campo Ana Rosa, o vereador prof. Toninho Morgado sugeriu fazer algum tipo de parceria para desenvolver atividades naquele local. O secretário se comprometeu estudar a possibilidade de realizar atividades esportivas lá.

Quanto ao questionamento sobre a volta das atividades de natação, o secretário informou que estão previstas para retorno em janeiro ou fevereiro, dependendo da pandemia.

Após as explanações do Secretário o presidente Artur Takayma agradeceu a sua presença, colocando a Comissão Permanente de Esportes da Câmara a disposição do senhor secretário municipal para discussões futuras que se tornem necessárias.

O Senhor Secretário agradeceu o convite, a oportunidade e cordialidade de tratamento e se dispôs a enviar ao presidente da Comissão Permanente, trimestralmente, um relatório das atividades da Secretaria para conhecimento e acompanhamento dos senhores vereadores.

Em seguida, não havendo mais assuntos a tratar, foi encerrada a presente reunião e lavrada a presente ata que segue assinada pelos membros da comissão, e após, encaminhada à Coordenadoria das Comissões Permanentes e Webdesigner.

Câmara Municipal de Suzano, 22 de setembro de 2021.

Vereador Artur Yukio Takayama – Presidente

Vereador Antonio Rafael Morgado – Relator

Vereador Edirlei J. Reis –Membro (ausente, representado pelo assessor Evaristo J.Neto)