11ª AUDIÊNCIA PÚBLICA – PRESTAÇÃO DE CONTAS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO.

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 AUDIÊNCIA PÚBLICA – PRESTAÇÃO DE CONTAS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO.

Ata da décima primeira audiência Pública, realizada na Câmara de Vereadores “Palácio Deputado José de Souza Cândido”, nas dependências do Plenário “Francisco Marques Figueira”, cujo prédio fica situado na rua dos Três Poderes, nº 65, Jardim Paulista, em Suzano-SP. Ao décimo nono dia do mês de junho de 2.023, às 17h05min, deu-se início à décima primeira audiência pública do Segundo Exercício da Décima Oitava Legislatura, sob a presidência do Ver. Leandro Alves de Faria – Presidente da Comissão Permanente de Administração Pública da Câmara Municipal de Suzano – que cumprimentou a todos os presentes e, em nome de Deus e da Pátria, declarou aberta a sessão e anunciou: Esta Audiência Pública, tem por finalidade a prestação de contas, por parte da Secretaria Municipal de Administração, nos termos da Lei Orgânica Municipal, Regimento Interno desta Casa de Leis e em especial da Resolução nº 005/2021. O Presidente nomeou uma comissão formada pelos vereadores Artur Takayama, e Lazário Nazaré Pedro – Pastor Lázaro, para recepcionar no Plenário a Secretária Municipal de Administração, Cíntia Renata Lira da Silva, que compôs a mesa, com o Presidente. Estiveram também no plenário acompanhando os trabalhos vários servidores que integram a equipe da secretária Cíntia, dentre os quais: Dr. César Braga – Assessor estratégico da Controladoria e presidente da CIPA, Alana Tavares – Assessora, Luciano Donizete – Assessor administrativo, Valdir de Moraes – Diretor Administrativo, Gerson Porto Deliberato – Diretor de TI, André Amaral – Diretor de RH, Vera Lúcia C. Freitas – escriturária, Fábio “cow-boy” Diretor Administrativo e administrador do Cemitério São Sebastião e Cristiano Correia, administrador do Cemitério do Raffo. A seguir, o presidente passou a palavra à Secretária Cíntia, para fazer suas considerações iniciais. A Secretária iniciou seu pronunciamento agradecendo o convite, bem como a oportunidade de apresentar aos nobres vereadores, o resultado do último quadrimestre do trabalho da Secretaria de Administração. Cumprimentou os vereadores presentes, Artur Takayama e Lázaro de Jesus – Pastor Lázaro. Agradeceu também a presença dos integrantes de sua equipe de Trabalho, presentes nesta audiência. Iniciou, esclarecendo que sua secretaria é secretaria meio. Muitas das suas ações, não tem a divulgação da mídia, mas são a base de toda a estrutura administrativa da Prefeitura. Apresentou um quadro demonstrativo, onde constam todos os departamentos administrados pela secretária e sua equipe de trabalho, passando a detalhar o funcionamento e abrangência de cada um.

Iniciou detalhando o Projeto Acolhimento, conhecido como Núcleo de Acolhimento de Servidores – NAS. O Projeto Acolhimento – NAS, realizou 3549 atendimentos em 2022, possuindo o registro de 638 diferentes servidores atendidos no setor desde a sua criação. Em 2023 o trabalho estará focado na manutenção dos serviços e implementação de novas ações. Dando seguimento a comentou o trabalho que vem sendo feito com os servidores, na preparação psicológica no período que antecede a aposentadoria, projeto intitulado AMIGO ESTOU AQUI, que consiste na preparação para a aposentadoria. Em 2022 participaram 104 servidores divididos em duas turmas. Este ano tivemos uma nova turma em fevereiro de 2023. Outro Programa em curso para os servidores é o Programa Aconchego, que consiste em encontros para apoio e orientação a casais gestantes e adotantes. Em 2022 foi ampliado para servidoras em Licença Maternidade, tivemos a participação de 12 servidoras, sendo formada nova turma em janeiro de 2023. Mais dois programas envolvendo os servidores municipais são: ● Vencendo Barreiras. Consiste num Espaço de acolhida para servidores com deficiência, com a proposta de reconhecer os obstáculos de interação social e suprimir os mesmos; ● A-Manhã-Ser que consiste num encontro matinal no Paço Municipal, com a prática de Liang Kung, Qi Kunge Auriculoterapia para os servidores. São exercícios pela manhã que ajudam o desenvolvimento do corpo e da mente. Foram criados também, espaços para encontros dos serviços denominados de: ● Espaço de descompressão – Espaço para encontro e convivência dos servidores; ● Trocando Ideias – Espaço de cuidado que em 2022 foi ampliado para outras secretarias, atendendo 45 servidores, em 12 momentos diferentes.

Temos também na secretaria um trabalho de Qualificação dos bolsistas do Programa Municipal de Qualificação profissional e alfabetização que contempla 303 bolsistas ativos em diversas áreas, sendo 185 formados apenas no último trimestre de 2022.

Realizações da Secretaria Municipal de Administração:

  • Redução no valor dos aluguéis R$ 180.700,00; ● Semana do Servidor Público; ● Descarte sustentável de inservíveis; ● Visitação ao Viveiro Municipal; ● Adequação e reforma do Departamento Médico e da sala dos procuradores do CENTRUS; ● Reestruturação da Secretaria de Governo e do NAS; ● Reforma do telhado do Paço; ● Convocação de aprovados em Concursos; ● Bloqueio automático de usuário e computadores que não se conectam aos sistemas após certo tempo; ● Backup em mídia digital com criptografia; ● Replicação on-line dos sistemas Sonner da prefeitura. RPO ativado 15 segundos, efetivo 2 a 5 segundos; ● Modernização do Datacenter municipal; ● Novos servidores para os arquivos dos usuários e sistemas (Sonner, ESUS, Geoprocessamento, Educação); ● Novo Firewall da Prefeitura; ● Novo e-mail da Prefeitura; ● Novos computadores para a Administração Municipal; ● Aumento de segurança da rede com adoção do sistema LAPS; ● Integração DTI e RH para controle de usuários de rede, e-mail e sistemas que foram exonerados; ● Novos equipamentos e sistemas para o core de infraestrutura de rede municipal; ● Biblioteca robótica para armazenamento de backups; ● Nova storage IBM flash multitier com recursos de criptografia, espelhamento e compressão on-line; ● Software de backup com criptografia e armazenamento múltiplo, inclusive na nuvem; ● Workshop segurança digital; ● Governança digital; ● Reestruturação da iluminação do Paço; ● Realizado com mão-de-obra própria; ● Troca de todas as caixas de disjuntores do Paço – Prazo: agosto de 2023 ● Impermeabilização da laje da cabine primária, construção de cisterna – Concluída. ● Reforma cabine primária – Pregão dia 21/06/2023 – Valor estimado R$ 237 mil. ● Nova operadora de telefonia e Internet. ● Link de Internet e telefonia para todas as unidades municipais com serviços agregados de Wi-Fi, monitoramento e alarme. ● WI-FI Livre instalado em 193 unidades das quais 80 unidades educacionais e 40 unidades de saúde. ● Rede para câmeras de monitoramento e alarme. Rede para gestão de sistemas de impressão. Rede para câmeras de vigilância viária Intranet de todas as unidades externas. Implantado em janeiro/2023. ● Renovação do Anti-Virus. Implantado janeiro de 2023. ● Helpdesk e assistência remota. Prazo: setembro de 2023. ● Novo website da Prefeitura – Contrato assinado em abril/2023 R$ 124 mil. ● Novo link de dados do Paço – Implantado janeiro de 2023. ● Proteção contra ataques DDoS – Implantado fevereiro de 2023 ● Novo Sistema de Coleta de Ponto na Nuvem. Coleta e tratamento de ponto com transmissão instantânea para o RH da SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO. Prazo: segundo semestre de 2023. ● Reforma do muro Cemitério do Raffo. Prazo: agosto de 2023; ● Novo velório do Cemitério do Raffo. Obras concluídas no valor de R$ 98 mil; ● Caixa d´água Cemitério do Raffo. Em execução.  Previsão de conclusão: agosto de 2023; ● Veículo de transporte Cemitério do Raffo – Parceria com Secretaria de Governo; ● Construção de 560 Nichos nos Cemitérios do Raffo e São Sebastião – Licitação em andamento – Valor estimado R$ 170 mil; ● Nova iluminação cemitério São Sebastião. Início agosto de 2023; ● Construção de 300 gavetas temporárias nos Cemitérios do Raffo e São Sebastião – Início setembro de 2023. ● Energia Solar. Prazo: primeiro semestre de 2023. Contratação de Empresa para desenvolvimento de projetos de instalação de energia solar nos próprios municipais. ● Reforma dos banheiros e vestiários do Paço – Concluída em abril/2023; ● Reforma da copa, cozinha e refeitório do Paço –Concluído em maio/2023; Abordou então o projeto da GESTÃO SEM PAPEL. Em parcerias com as Secretarias de Finanças e Governo, já evoluímos muito nos trabalhos de implantação da Gestão Sem Papel, com vários processos já mapeados. Quanto à capacitação dos servidores. Em parcerias com Sicoob e Sebrae os resultados apresentados, a saber: 185 capacitados em 2022 e 160 capacitados em 2023. Foram oferecidas capacitações em mais de 30 cursos diferentes nas áreas de empreendedorismo, gestão e alimentação. ● Concursos. Em 2022 foram realizados 3 concursos com 9484 habilitados, 672 nomeados e 346 admitidos. Já foi iniciado mais um que finaliza em 2023. ● Gestão RH – Reposição imediata de exonerações (protocolo específico e eficaz). ● Olimpíada do Servidor – Parceria com Secretaria de Esportes e SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO. ● Festa do Servidor: Parceria com todas as secretarias. ● Nova recepção do Paço e controle de acesso Aumento da segurança e mapeamento da demanda por serviços. Primeira etapa iniciada em maio/2023 no valor de R$ 251 mil. Segunda etapa em licitação valor estimado R$ 498 mil. ● Praça de Alimentação: Contrato assinado em junho/2023. Permissão onerosa de uso. A Secretária finalizou sua apresentação, citando uma frase do jogador Edson Arantes do Nascimento – Pelé: “O sucesso não é acidental. É trabalho árduo, perseverança, aprendizagem, sacrifício e amor pelo que faz”. A Secretária agradeceu aos senhores vereadores pela oportunidade de vir a esta Casa de Leis apresentar os trabalhos de sua secretaria, bem como pela receptividade de todos seus integrantes. A seguir colocou-se à disposição dos nobres edis, para juntamente com os colaboradores presentes, responder suas perguntas e prestar os esclarecimentos necessários. O Presidente agradeceu a presença da Secretária Cintia Renata, bem como da sua equipe. A seguir o Presidente passou a palavra aos vereadores. O Vereador Pastor Lázaro, foi o primeiro a perguntar: Primeiramente cumprimentou a Secretária Cintia. Cumprimentou também o público presente e os internautas. Parabenizou toda a equipe pelo trabalho realizado. Disse ter apenas uma dúvida em relação ao acesso público à rede Wi-Fi. Como fazer para acessar. Resposta: É um processo recente. Wi-Fi livre nas praças. É só se cadastrar e acessar. O Vereador Artur Takayama, foi o segundo a perguntar: Primeiramente cumprimentou a Secretária Cíntia e toda a sua equipe. Cumprimentou também o público presente e os internautas. Parabenizou toda a equipe e, em especial, ao Fábio “Cowboy” e Cristiano pelo trabalho realizado com a conservação e limpeza dos cemitérios. Enfatizou que recentemente fez uma moção de aplauso da Câmara para os servidores. Parabenizou toda a equipe pela impermeabilização do Paço Municipal. Pergunta: No concurso público da saúde perguntou sobre o cargo de psiquiatra. Não houve participante? Resposta: Todo concurso público inclui cargo para médico, mas a adesão é pequena em razão do salário que é baixo. Na área particular o profissional ganha mais. Acredita que o problema vai ser resolvido com o programa de parcerias com empresas. O terceiro a se manifestar foi o Vereador Baiano da Saúde que cumprimentou a todos e disse que queria apenas parabenizar toda a equipe da Administração pelo excelente trabalho. O quarto a fazer uso da palavra foi o Vereador Marcel da Ong que cumprimentou a Secretária Cintia e a todos os componentes da sua equipe e disse que queria apenas parabenizar a todos e em especial ao Fábio “cowboy” e Cristiano pelo trabalho realizado nos cemitérios e pela construção do Velório no cemitério do Raffo. Não havendo mais perguntas dos vereadores, consultou os demais presentes e fez a verificação se havia algum questionamento de internautas. Constatado que havia perguntas dos internautas, passou a enumerá-las para respostas. O Presidente verificou a existência de duas perguntas a saber: Pergunta: Sobre concurso público. Se há critério para escolha da banca. Resposta: A banca é escolhida através de licitação para determinar a empresa que vai realizar o concurso. Pergunta: Quando vai ter concurso para professoras? Resposta: Está com concurso aberto ainda. Quando esgotar vai abrir um novo. Possivelmente em julho haverá abertura de novo edital para as vagas em aberto. Não havendo mais perguntas, o presidente passou a palavra para a secretária, para suas conclusões finais. A Secretária agradeceu o convite da Comissão Permanente de Administração Pública através de seu presidente Leandro Alves de Faria, pela oportunidade de estar na Casa de Leis, reiterou a importância do trabalho da Administração e a parceria com o Legislativo, que tem a responsabilidade de elaborar as leis e cobrar do Executivo a sua aplicabilidade, além de debater questões relacionadas a administração, de interesse de todos os munícipes. Agradeceu a presença dos vereadores Artur, Pastor Lázaro, Marcel da Ong e Baiano da Saúde aqui presentes. Reiterou a sua disposição de ficar à disposição dos nobres edis para todo e quaisquer esclarecimentos. O senhor Presidente finalizou agradecendo a presença da Secretária.  Enalteceu também a parceria entre Executivo e Legislativo. Agradeceu a participação dos vereadores, do público, dos internautas e dos servidores desta casa, e nada mais havendo a ser tratado, às dezessete horas e cinquenta minutos deu por encerrada a Audiência Pública da Secretaria Municipal de Administração. Acompanharam a Audiência Pública, os seguintes servidores, Agente Administrativo Raziel Shinosuke Ueda, Diretora de Comunicação Vivian Turcato, Secretário Especial Parlamentar Douglas Francisco Martins da Silva, Auxiliar Administrativo Arthur Henrique Condello de Jesus, Analista de T.I. Lucas Ferraz Nicolau, Encarregada de Cerimonial Danielle Itimura, Francisca Rodrigues dos Santos, Taiane Kelly Fernandes, Sidnei Roberto da Silva, Renato de Alencar Araujo, Secretário Especial Parlamentar Juvenal Antonio da Silva e Fotógrafo Ricardo Bittner Silva.

PLENÁRIO FRANCISCO MARQUES FIGUEIRA, 19 de junho de 2023

 

VEREADOR LEANDRO ALVES DE FARIA

Presidente Comissão Permanente de Administração Pública

 

VEREADOR DÊNIS CLÁUDIO DA SILVA

Relator

 

VEREADOR MAX ELENO BENEDITO

Membro

Ciente: Mesa Diretora

 

Presidente: Joaquim Antonio Rosa Neto

 

1º Secretário: Rogério Aparecido Castilho

 

2º Secretário: Edirlei Junio Reis