24ª AUDIÊNCIA PÚBLICA – PRESTAÇÃO DE CONTAS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E GERAÇÃO DE EMPREGO.

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24ª AUDIÊNCIA PÚBLICA – PRESTAÇÃO DE CONTAS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E GERAÇÃO DE EMPREGO.
Ata da Vigésima Quarta Audiência Pública, realizada na Câmara de Vereadores “Palácio Deputado José de Souza Cândido”, nas dependências do Plenário “Francisco Marques Figueira”, cujo prédio fica situado na rua dos Três Poderes, nº 65, Jardim Paulista, em Suzano-SP.
Ao décimo terceiro dia do mês de novembro de 2023, às dezessete horas e dez minutos, deu-se início à Vigésima Quarta Audiência Pública do Segundo Exercício da Décima Oitava Legislatura, sob a presidência do Ver. Jaime Siunte – Presidente da Comissão Permanente de Economia da Câmara Municipal de Suzano – que cumprimentou a todos os presentes, declarou aberta a Sessão e anunciou: Esta Audiência Pública, tem por finalidade a prestação de contas, por parte da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego nos termos da Lei Orgânica Municipal, Regimento Interno desta Casa de Leis e em especial da Resolução nº 005/2021.
O Presidente nomeou uma comissão formada pelos vereadores Artur Yukio Takayama – (Artur Takayama) e Lazário Nazaré Pedro – (Pastor Lázaro de Jesus), para recepcionar no Plenário o Diretor de subdivisão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, Arrones Junior, que compareceu representando o Secretário André Loduca, e os membros da equipe: a Assessora Débora Cândido e a Coordenadora de Artesanato Vanesa Cury, para comporem a mesa, com o Presidente. A seguir, o presidente passou a palavra ao diretor Arrones Junior, para fazer suas considerações iniciais.
O Diretor iniciou seu pronunciamento agradecendo o convite, bem como a oportunidade de apresentar aos nobres vereadores, o resultado do segundo quadrimestre do trabalho da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego. Cumprimentou os vereadores presentes, Artur Takayama e Lazário Nazaré Pedro, o Pastor Lázaro. Agradeceu também a presença dos integrantes da equipe de Trabalho, presentes nesta audiência. A seguir passou a fazer a explanação dos trabalhos realizados pela Secretaria.
Iniciou, falando que iria abordar um assunto que não havia sido colocado na pauta, que é o Turismo. Disse que acabou de assumir a diretoria do Turismo, e nessa diretoria tinha o COMTUR – Conselho Municipal de Turismo, já há um certo tempo desativado. Conseguiu restabelecer. Se tudo der certo, no próximo dia 24, no Gabinete do Prefeito, estará sendo empossado como Presidente do COMTUR, o empresário Paulo Kenzo Uemura, do Magic City. A partir daí vai começar a revisão do Plano Diretor pelo SENAC. Queremos a revisão do plano diretor, porque queremos o MIT – Município de Interesse Turístico – e isso daria para a cidade algo em torno de 70 mil reais por mês, vindos do Estado, para investir em turismo na cidade. É um item importante porque temos uma extensa área de lazer no município. O município tem 70% de área de preservação ambiental e temos muitas oportunidades na área de ecoturismo, parques, áreas públicas, bastante coisa para explorar, e vai ser, sem dúvida, em breve, uma grande força de geração de emprego e renda. Hoje só o Magic City oferece em torno de 400 empregos diretos e o Blue Beach, cerca de 100 empregos diretos.
A seguir falou sobre as ações na área da agricultura:
– Agricultores Parceiros: 110 agricultores;
– Produtores Atendidos: 108 produtores;
– Atendimentos Técnicos: 290 atendimentos;
– INCRA: 250 atendimentos;
– Entidades Atendidas por Banco de Alimentos: 22 entidades;
– Alimentos Doados a Entidades: 103,32 toneladas;
– Famílias Atendidas: 1.944 famílias;
– Refeições: 1.331 distribuídas, acrescentando que, há dois dias, no Cine Teatro Wilma Bentivegna houve o lançamento do Plano Municipal de Alimentação (PMAA) – onde o Prefeito liberou R$ 100.000,00 (cem mil reais) a serem distribuídos pelas entidades para as famílias carentes. Foi um projeto apresentado na Câmara e aprovado pelos senhores vereadores e, graças a este apoio, o Prefeito conseguiu implantar o PMAA e atender estas pessoas carentes.
Abordou também o funcionamento do Centrus Norte, que teve início em 2020. Segundo o diretor esse equipamento é considerado a menina dos olhos. Atende uma população estimada em 130.000 (cento e trinta mil) habitantes, englobando o distrito de Boa Vista Paulista e os bairros vizinhos das divisas com Itaquaquecetuba e Mogi das Cruzes. Fazem atendimentos da Sabesp – Cartão SUS – EDP – Agendamento para o Poupatempo, servindo de assistência generalizada. Comentou também que há a necessidade de se instalar um Centrus de Atendimento na zona sul, no distrito de Palmeiras.
Atendimentos Centrus Norte
– Protocolo 3.950;
– Atendimentos Banco do Povo Paulista 160;
– Contratos R$30.700,50.
A seguir falou sobre as parcerias existentes:
Relações Institucionais
– 97 (noventa e sete) visitas e empresas;
– Demandas e Solicitações 25 atendimentos a diversas demandas.
Fundo Social e Assistência Social
– Cestas Básicas / Empilhadeiras / Paleteiras / Guinchos / Higiene Pessoal;
– Intermediações de apoio de empresas junto ao terceiro setor.
Feira do Empreendedor
– Público Estimado (16/10 a 19/10) 100 mil pessoas
– Network 400 atendimentos.
Ações:
– Feira Permanente – Max Feffer 36 feiras
– Cadastro – Chamada Pública 105 novos artesãos cadastrados
Hoje contamos com:
– 461 artesãos com Carteira Municipal
– Sendo 370 ativos.
CENTRUS PAULO PORTELA
– Protocolo
– Atendimentos 13.608
Banco do Povo
– Atendimentos 224
– Contratos R$168.930,78
SEBRAE AQUI / MEI
– Atendimentos 660 – Baixa 33
– Formalização 33 – CCM 128
“Suzano Mais Emprego”: Esclareceu que o grande problema é a falta de qualificação dos candidatos. Os cargos mais procurados são de ajudante geral. Além disso, nota-se a existência de falta de compromisso bem como falta de responsabilidade.
– Vagas 672
– Currículos 1.514
– Encaminhamentos 940
– Seguro Desemprego 1.149

CAGED
– Admissões – 2.695
– Saldo Positivo – 917
Ainda sobre o “Suzano Mais Emprego”: Esclareceu que agora é possível consultar e se candidatar às vagas do Suzano Mais Emprego através do site da Prefeitura, através do endereço https://suzano.sp.gov.br/web/desenvolvimento-economico-geração-de-emprego/suzano-mais-emprego/.
O Diretor Arrones finalizou sua apresentação, agradecendo a todos os vereadores pelo apoio recebido. A seguir colocou-se à disposição dos nobres edis, para responder suas perguntas e prestar os esclarecimentos necessários.
O Senhor Presidente agradeceu a presença do Diretor Arrones e dos membros de sua equipe. A seguir passou a palavra aos vereadores.
Primeiro se manifestou o Vereador Artur Yukio Takayama – (Artur Takayama): Primeiramente cumprimentou o Diretor Arrones e os demais componentes da equipe. Cumprimentou também o público presente e os internautas. Parabenizou o Diretor Arrones e toda a equipe pelo trabalho realizado.
Pergunta: Sobre o Banco de Alimentos. Sobre as Entidades. Como faz para ser associado novo? Quem deve ser procurado?
Resposta: O Diretor Arrones, explicou que primeiramente a entidade deve estar cadastrada no LOAS. Se não estiver deve fazer o cadastro. Depois é só procurar a Secretaria da Agricultura, o diretor Minoru. Hoje temos 22 entidades cadastradas. O telefone para contato é 4746-1580
Pergunta: Sobre o currículo digital. Como está sendo o processo das pessoas que não estão conseguindo acessar? Estão recebendo currículo em papel também?
Resposta. A tendência é reduzir o papel. Hoje 30% não sabe usar o sistema digital. Há funcionário para atender quem não sabe fazer uso do sistema digital. Nesse caso as pessoas deixam o currículo escrito e este é encaminhado para as empresas interessadas em contratar.
Pergunta: Qual a expectativa para o Mega Natal Artesanal?
Resposta: A Coordenadora de Artesanato Vanessa respondeu que ainda não tem local definido. Está aguardando resposta. O Plano B seria na Cultura. Lá comporta 400 artesãos. Assim que for definido o local será passada a informação.
Se manifestou então o Vereador André Marcos de Abreu – (Pacola): Cumprimentou a todos. Parabenizou o Diretor Arrones pelo trabalho. Disse que os membros de sua família possuem vários comércios em Suzano, que empregam cerca de 200 funcionários. Disse da necessidade de atender os empresários da cidade e dar condições para que novos empresários aqui se estabeleçam. Trouxe à discussão um caso concreto da empresa Contralt que gera mais de 300 empregos diretos e está encontrando dificuldade para ocupar uma área de sua propriedade, correndo o risco de mudar-se para Mogi das Cruzes. Pediu ao diretor para fazer contato e avaliar as necessidades que ela está encontrando.
Resposta: O diretor Arrones informou que tem conversado com o Enio da Contralt, que é seu amigo pessoal desde a adolescência. Eles estavam em uma área alugada da Da. Marli, mas já saíram de lá. Foram para uma área perto da Soprema, antiga Olbrás, estão de mudança com 80% da mudança concluída. O diretor adiantou que já existe um projeto em elaboração que trata de incentivos às empresas que queiram se instalar na cidade. É uma legislação que permite atrair novos negócios através de descontos de IPTU, ITBI, ISS etc, o que não se vislumbra é a possibilidade de oferecer terrenos, mesmo porque nós não temos. O diretor esclareceu que vai analisar esse caso e ver o que pode ser feito. Segundo ele parece que há problemas com o meio ambiente, porque a área se encontra em zona de proteção ambiental. Esclareceu ainda que já há um projeto para construção de uma via que sairá da Jorge Bei Maluf na altura da empresa Tsuzuki e sairá ao lado do Atacadão, próximo à área da Contralt.
O Presidente Jaime parabenizou o secretário pelo apoio aos artesãos.
Não havendo mais perguntas dos vereadores, consultou os demais presentes e fez a verificação se havia algum questionamento de internautas.
Não havendo mais perguntas, o presidente passou a palavra para o diretor Arrones para suas conclusões finais.
O Diretor agradeceu o convite da Comissão Permanente de Economia, através de seu presidente Jaime Siunte, pela oportunidade de estar na Casa de Leis, reiterou a importância do trabalho do Desenvolvimento Social e Geração de Emprego e a parceria com o Legislativo, que tem a responsabilidade de elaborar as leis e cobrar do Executivo a sua aplicabilidade, além de debater questões relacionadas ao comércio, à indústria e ao artesanato, realizando feiras e outras atividades que motivam a geração de emprego e renda, em prol do interesse de todos os munícipes. Agradeceu a presença dos vereadores presentes, Artur Yukio Takayama – (Artur Takayama) e Lazário Nazaré Pedro – (Pastor Lázaro de Jesus). Reiterou estar à disposição dos nobres edis para todo e quaisquer esclarecimentos.
O Senhor Presidente finalizou agradecendo a presença do Diretor Arrones e dos integrantes de sua equipe. Enalteceu também a parceria entre Executivo e Legislativo. Agradeceu a participação dos vereadores, do público, e dos servidores desta casa, e nada mais havendo a ser tratado, às dezoito horas e dez minutos deu por encerrada a Audiência Pública. Acompanharam a Audiência Pública, os seguintes servidores: Agente Administrativo, Raziel Shinosuke Ueda; Diretora de Comunicação, Vivian Turcato; Analista de T.I., Rodrigo Silva de Souza; Encarregados de Serviços Legislativos, Sidnei Roberto da Silva e Arthur Henrique Condello de Jesus; Auxiliar Administrativo, Eliany de Lourdes Mori; Encarregada de Cerimonial, Danielle Itimura; Secretário Especial Parlamentar, Juvenal Antonio da Silva; Copeiros Maria Oneide Teles Souza, Francisca Rodrigues do Santos e Renato de Alencar Araujo; Agentes de Vigilância Parlamentar Benedito Pedro Segundo Junior e Marcelo Aguiar de Souza e; Fotógrafo, Ricardo Bittner Silva.
PLENÁRIO FRANCISCO MARQUES FIGUEIRA, 13 de novembro de 2023
VEREADOR JAIME SIUNTE
Presidente Comissão Permanente de Economia
VEREADOR ANTONIO RAFAEL MORGADO
Relator
VEREADOR JOSÉ DE OLIVEIRA LIMA
Membro

Ciente: Mesa Diretora
Presidente: Joaquim Antonio Rosa Neto
1º Secretário: Rogério Aparecido Castilho
2º Secretário: Edirlei Junio Reis